Notícias

Rotina alimentar saudável #5

Todos precisamos de vitaminas, pelo que seria impossível viver sem as mesmas.

Obtenha as suas vitaminas

Todos precisamos de vitaminas, pelo que seria impossível viver sem as mesmas. Elas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo por serem responsáveis pela energia, crescimento e reparação do nosso corpo. Contudo, como a maioria não pode ser fabricada em quantidade suficiente pelo próprio organismo, as vitaminas devem ser obtidas através da alimentação ou de suplementos. Tal como acontece com o potássio e o fosfato, o consumo destes nutrientes vitais exige uma cuidada atenção.

 

Em que medida as minhas necessidades vitamínicas são diferentes?

A diálise é um processo de filtragem e, durante este procedimento, uma parte das vitaminas também é filtrada. Assim, qualquer doente em diálise deve ingerir vitaminas adequadas e realizar uma dieta equilibrada e regular. Porém, muitas vezes, consumir alimentos que contenham certas vitaminas não é suficiente, tornando-se necessária a toma de suplementos vitamínicos. Deve ter em conta que as suas necessidades individuais relativamente às vitaminas que precisa, bem como os suplementos a ingerir, são indicações determinadas pelo seu médico. 

 

Posso tomar todo o tipo de vitaminas que encontro na farmácia ou no supermercado?

Não, não pode. Em primeiro lugar, só um médico é que sabe quais as vitaminas que precisa, e em que quantidades (não se pode automedicar). Em segundo lugar, nem todas as vitaminas precisam de ser suplementadas, dependendo dos valores sanguíneos de cada pessoa.

 

Que vitaminas são mais importantes para mim?

De um modo geral, todas as vitaminas hidrossolúveis devem ser suplementadas, como as vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido fólico, niacina, ácido pantoténico, biotina e uma pequena dose de vitamina C. Embora algumas pessoas defendam que a toma de "megadoses" de vitamina C são benéficas para a saúde, os doentes em diálise devem evitar a todo o custo uma grande ingestão desta vitamina. O seu corpo decompõe-na numa substância chamada "oxalato", que se pode acumular e depositar nos ossos e nas articulações, provocando dores e incómodo.

 

Há alguma vitamina que eu deva evitar?

As vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura e, consequentemente, tendem a acumular-se no corpo. Por essa razão, as vitaminas referidas só devem ser suplementadas caso o seu médico assim o entenda. Esta ideia reforça, uma vez mais, a importância de não tomar suplementos vitamínicos que não tenham sido receitados pelo seu médico.

 

Lembre-se

  • Nem todas as vitaminas devem ser suplementadas;

  • Contrariamente à crença comum, a vitamina C em excesso pode ser prejudicial à sua saúde;

  • Não tome suplementos vitamínicos sem receita médica;

O seu médico é o responsável por determinar as suas necessidades individuais e prescrever os produtos mais adequados para si.