A principal função dos hidratos de carbono é armazenar energia no seu corpo. Alguns, como os encontrados no açúcar, são absorvidos rapidamente, enquanto outros mais complexos demoram mais tempo a serem absorvidos e fornecem energia ao longo de mais tempo. Todos os alimentos que contêm hidratos de carbono (por exemplo, pão, cereais, massa, arroz, vegetais, frutas, sumos e muitas sobremesas) aumentam os níveis de glucose no sangue, por isso é importante gerir a sua ingestão com cuidado. A sua medicação precisa de ser ajustada de acordo com a quantidade total de hidratos de carbono que come e em função da atividade física. Tente comer a cada três horas durante o dia (refeições e lanches). Uma refeição pequena antes de dormir (com proteína) ajudará a estabilizar o açúcar no sangue durante a noite!
Enquanto diabético, é importante aprender a reconhecer os alimentos que contêm hidratos de carbono e ser capaz de estimar quantidades. Ao fazê-lo, a quantidade total de hidratos de carbono que come será adequada à quantidade de medicamentos e ao seu nível de atividade física. O seu nutricionista poderá ter-lhe ensinado um sistema denominado "contagem de hidratos de carbono" para que mantenha a ingestão de hidratos de carbono sob controlo.
Há algum alimento que devo evitar?
Uma importante fonte de hidratos de carbono na nossa alimentação são os cereais e os produtos à base de cereais como, por exemplo, o pão, a massa e o arroz. Se os seus níveis de fósforo o permitirem, escolha produtos com vários cereais (por exemplo, pão de mistura com trigo e centeio) dado que o elevado teor de fibras torna-os muito saciantes e, dado que a absorção é mais lenta, elevam o nível de açúcar no sangue mais lentamente. Pequenas quantidades de aveia são também uma escolha apropriada.
O mesmo se aplica aos vegetais, arroz, legumes, massas, leite e algumas frutas. Todos estes têm um "índice glicémico" inferior, ou seja, a rapidez e o nível do aumento dos níveis de glicose no sangue devido à ingestão de determinado alimento. Tenha em mente, porém, que algumas frutas muito doces como, por exemplo, as uvas têm um índice glicémico muito elevado.
Enquanto, no passado, o açúcar (sacarose) eram um tabu para os diabéticos, hoje em dia uma pequena quantidade de açúcar "embalado" não tem qualquer problema como escapadela ocasional. Continua a ser melhor evitar bebidas açucaradas e alimentos com um elevado teor de açúcar, visto que o açúcar é absorvido rapidamente e pode fazer com que os seus níveis de glicose no sangue a subam rapidamente.