Bons hábitos alimentares # 2

Controle os seus líquidos e, em vez de sal, comece a usar ervas aromáticas e especiarias.

É muito importante que mantenha a ingestão de líquidos sob controlo, porque os líquidos são retidos pelo seu corpo. A quantidade excessiva de líquidos pode ter efeitos negativos na sua saúde, provocando hipertensão, problemas cardíacos e dificuldade em respirar.

Então, quantos líquidos é que posso beber diariamente?

O seu nutricionista irá indicar-lhe a quantidade de líquidos que necessita. Geralmente isso significa 0,5 litros mais a quantidade equivalente à urina que faz em 24 horas. Lembre-se que, para a contagem da ingestão diária de líquidos, não deve considerar apenas as bebidas como água, café, chá ou leite, mas também alimentos com consistência líquida à temperatura ambiente, como iogurte líquido, gelados, gelatinas e sopas.

Mas o que posso fazer para controlar a minha ingestão de líquidos?

Beber pouca quantidade de líquidos é claramente uma das mudanças mais desafiantes na sua alimentação. Uma maneira de controlar a ingestão de líquidos é usar uma garrafa de água pequena o que ajuda a ter uma noção mais precisa da quantidade consumida ao longo do dia. Prefira também copos e canecas mais pequenos.

E o que posso fazer se ficar com sede?

Existem algumas dicas eficazes para reduzir a sede, como bochechar com água morna ou elixir bucal. Outra opção é trincar meia rodela de limão (até quatro vezes por dia), o que proporciona uma sensação refrescante e estimula a salivação.

Se controlar a sua ingestão de líquidos é um grande problema para si, há outra possibilidade para reduzir a sede, que consiste em mastigar pastilhas elásticas ou rebuçados sem açúcar com sabor a mentol.

Preciso diminuir o consumo de sal para evitar ficar com sede?

Sim! Essa é uma parte do problema. O sal liga-se à água e quando o consome, o seu corpo "pede" líquidos. O sal acumula-se no seu corpo, levando a graves problemas de saúde como a tensão alta e até mesmo a acidentes vasculares cerebrais. Os substitutos do sal ou sais com baixo teor de sódio também devem ser evitados. A maioria destes substitutos contem uma grande quantidade de potássio – e os níveis elevados de potássio também são muito prejudiciais. 

Mas a maioria dos alimentos têm um gosto pouco intenso sem sal ...

É verdade, na nossa cultura o sal é um condimento muito utilizado. No entanto, noutras partes do mundo, o sal é pouco consumido. Nessas culturas, o que predomina são as ervas aromáticas e as especiarias. E, claro, não há nenhuma razão que nos impeça de o fazer também.

Então, como posso adicionar sabor às minhas refeições?

Comece a substituir o sal por alimentos como o alho, a cebola, o aipo ou um pouco de vinagre e use ervas como a salicórnia, o cebolinho, a salsa, o orégão, o tomilho, a hortelã, os coentros, etc. Isso irá intensificar o sabor e diminuir o risco de problemas de saúde. Evite temperos industrializados (como caldos concentrados, massas de alho e de pimentão) e temperos picantes, tais como malagueta e a pimenta, uma vez que também aumentam a sensação de sede. 

Mais uma sugestão: evite alimentos processados - geralmente contêm mais sal do que aquele que deve consumir.

Lembre- se:

Lembre-se

  • mantenha a sua ingestão de líquidos controlada: informe-se sobre a quantidade que pode consumir diariamente.
  • o sal e açúcar aumentam a sensação de sede e promove a retenção de líquidos, tente manter o seu consumo reduzido.
  • não utilize substitutos do sal.
  • use ervas aromáticas, especiarias ou salicórnia para substituir o sal, mas tenha cuidado com as especiarias picantes.
  • controle a sede bochechando a boca com água morna.
Tópicos relacionados

Potassium is an essential element for our nutrition.