Nas fases iniciais da DRC, uma alimentação saudável inclui cereais integrais, frutas e legumes frescos e da época. Lembre-se de que o seu organismo precisa de energia suficiente para funcionar corretamente.
A principal fonte de energia deve ser proveniente dos hidratos de carbono e das gorduras, mas certifique-se de que reduz a proporção de gordura saturada e colesterol. Dê preferência ao azeite e ao consumo de peixes gordos.
Uma mudança fundamental na sua alimentação consistirá em limitar a ingestão de proteínas. Tal ajudará a preservar a função renal e a reduzir a quantidade de substâncias indesejáveis no sangue. Os alimentos ricos em proteínas são, por exemplo, a carne, o peixe, o frango, os ovos e os lacticínios.
Enquanto o seu débito urinário for normal, poderá não precisar de limitar a ingestão de líquidos. No entanto, a ingestão de sódio deve ser restringida, pois o sal retém a água, o que faz com que o seu organismo necessite de mais líquidos. O sódio está presente principalmente no sal, temperos industrializados (como caldos concentrados, massas de alho e de pimentão) e nos alimentos previamente confecionados (por exemplo, salsichas, enlatados, comida congelada), mas também, por exemplo, no pão, no queijo presunto e enchidos. Tente substituir o sal de cozinha por ervas aromáticas, especiarias ou salicórnia e, sempre que possível, cozinhe com produtos frescos.