Notícias

NephroCare vence maior Prémio de Investigação em Nefrologia

A NephroCare, em parceria com o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade da Maia, viu o seu trabalho de investigação reconhecido com o mais prestigiado prémio na área da Nefrologia. A distinção foi atribuída pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) ao estudo intitulado “A associação do exercício intradialítico com a mortalidade e a hospitalização: um estudo de coorte”, com um prémio no valor de 10 mil euros.

Pedro Martins, primeiro autor do estudo, sublinhou a relevância desta investigação ao demonstrar, pela primeira vez, a ligação entre a participação num programa nacional de exercício intradialítico, atividade física realizada durante a hemodiálise, e a redução do risco de mortalidade e hospitalização dos doentes. "Os resultados reforçam a necessidade de desenvolver estratégias que combatam a inatividade física nesta população", destacou o investigador.

João Viana, coordenador da equipa de investigação, realçou que este prémio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido, bem como um estímulo para continuar a explorar soluções que incentivem a atividade física dos doentes renais. "Uma intervenção personalizada, que tenha em conta as preferências e necessidades individuais de cada doente, pode trazer benefícios significativos para a sua qualidade de vida. Esse é o nosso principal objetivo", afirmou.

Além do prémio principal foram ainda atribuídas três menções honrosas a outros trabalhos de investigação: “Ingestão de potássio – (In)esperado não preditor de níveis séricos de potássio mais elevados em doentes em hemodiálise seguidores do padrão alimentar DASH”, de Cristina Garagarza Antunes, nutricionista e diretora do departamento de nutrição da NephroCare; “Avaliação geriátrica para melhorar os cuidados centrados no doente com doença renal crónica”, de Ana Farinha, nefrologista na Unidade de Saúde Local (ULS) da Arrábida; e “Análise de fatores genéticos de progressão de doença renal na população portuguesa” de Filipe dos Santos Mira, nefrologista na ULS de Coimbra. 

O Prémio ANADIAL-SPN é uma distinção anual que visa promover a investigação na área da insuficiência renal crónica, incentivando estudos que contribuam para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas no tratamento desta doença. A edição deste ano contou com um júri composto por especialistas nomeados pela ANADIAL e pela SPN, entre os quais Pedro Ponce, Fernando Macário, Ana Paiva, Eduardo Costa, Edgar Almeida e Luís Coentrão.