Notícias

Lançamento Projeto “Home Sweet Home” - Dia Mundial da Atividade Física

No passado dia 8 de abril, num dia com muita chuva e vento, a NephroCare Fafe, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, reuniu-se no Lar Dr. António Marques Mendes para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física. Este evento que teve como tema “Mexer para Melhor Viver” foi a rampa de lançamento para o projeto-piloto Home Sweet Home, um programa domiciliário de treino de força muscular dos membros superiores, a ser realizado nos dias de não diálise. Este será um complemento ao Programa de Exercício Físico já implementado nas clínicas NephroCare.

O evento, que registou a presença de 135 pessoas, pessoas em tratamento ou já transplantadas e seus familiares, contou com a participação de Filomena Costa (enfermeira e atleta federada), Pedro Martins (Coordenador do Programa de Exercício Físico na NephroCare), Albano Fernandes, Armando Carvalho e Francisco Pinto.

Num ambiente informal foi reforçada a importância do exercício físico para a saúde e foram ouvidos alguns testemunhos relevantes quanto à adaptação ao tratamento, envolvência no exercício físico e importância da autonomia da pessoa em tratamento dialítico.

Tivemos, ainda, um contributo do Sr. Magalhães improvisado e inesperado que dedicou algumas palavras à esposa, recentemente transplantada.

Para melhor conhecer este programa foi realizada uma atividade onde foram exemplificados os exercícios que fazem parte do programa de treino domiciliário e os participantes reproduziram, tendo sido evidente a boa disposição de todos.

“Um evento para repetir” foi a mensagem principal de todos os convidados, muito agradados com o evento.