Notícias

Hoje é Dia do Ambiente

Em 2021, o teletrabalho passou a ser o novo “normal” para a maioria dos trabalhadores em todo o mundo. Apesar de não ser um conceito totalmente novo, o teletrabalho era algo “distante” para a maioria de nós. Ao longo desta pandemia e dos confinamentos a que fomos sujeitos, fomos confrontados com esta nova realidade e tivemos a oportunidade de conhecer os prós e contras do teletrabalho. Para algumas pessoas, o teletrabalho está próximo do modelo perfeito, já para outras o desejo de voltar à antiga rotina é gigantesco!

Numa perspetiva global, o facto de estarmos em teletrabalho e confinados na nossa casa representou um impacto bastante positivo para o Planeta, não só pela redução do número de automóveis nas ruas e consequentemente diminuição da libertação de gases poluentes mas também pela diminuição do consumo de recursos (reduziram-se as fotocópias e impressões em papel passando a ser substituídas pelas digitalizações).

Em seguida apresentamos 5 dicas para ser mais amigo do ambiente a trabalhar em casa:

1– Aproveitar a luz natural

Em casa podemos escolher o nosso “local de trabalho”. Temos a oportunidade de personalizarmos o nosso próprio espaço de trabalho perto de uma fonte de luz natural. A luz natural é mais agradável e melhor para a nossa saúde. É mais apropriada para os nossos olhos e a exposição à luz solar produz vitamina D. Além disso é também mais económica pois diminui o consumo de energia!

2– Optar por energias verdes

Quando não for possível utilizar a luz natural, optar por energias mais amigas do ambiente, como por exemplo, utilizar lâmpadas LED. Estas lâmpadas, entre outros benefícios que possuem, são mais amigas do ambiente logo pela sua produção, que emite menos gases com efeito de estufa em comparação às lâmpadas incandescentes.

3 – Desligar sempre os seus aparelhos

Não se esqueça de desligar todos os seus aparelhos eletrónicos das tomadas quando acaba o seu horário de trabalho. Ainda que utilize energias verdes, é sempre importante utilizá-las de forma consciente, até porque diminuirá o valor da sua fatura de energia.

4 – Criar um espaço verde

Há estudos que comprovam que ter plantas em casa podem fazer-nos sentir mais confortáveis e pode também ajudar no alívio do stress fisiológico e psicológico. Além disso, algumas espécies de plantas ajudam a purificar o ar do interior da casa, como por exemplo a Espada de São Jorge ou o Lírio da Paz, diminuindo os níveis de dióxido de carbono.

5 – Planear as deslocações

O principal motivo da utilização diária dos nossos carros são as deslocações casa-trabalho-casa. O teletrabalho veio reduzir significativamente estas deslocações, e desta forma, podemos utilizar o nosso carro de forma mais sustentável. Ou seja, podemos planear as nossas deslocações com maior antecedência, garantindo que estamos a ser eficientes na utilização dos mesmos.