Notícias

Acompanhamentos para as suas refeições principais

Um dos grandes desafios para quem faz hemodiálise é a escolha diária dos alimentos e quais as melhores opções para incluir na alimentação. De forma a conseguir a energia necessária para o seu dia a dia, é importante a inclusão de hidratos de carbono nas suas refeições. Estes nutrientes constituem a principal fonte de energia para o organismo. São exemplos de fontes de hidratos de carbono o arroz, a massa, o pão, as bolachas, a batata, as farinhas e os cereais de pequeno-almoço, assim como alguns menos conhecidos como a quinoa, o couscous e o bulgur.

Hoje vamos falar sobre as várias opções de acompanhamentos para incluir nas suas refeições de almoço e jantar. Em Portugal, tradicionalmente, recorremos frequentemente ao arroz, à massa e à batata. Quer para o arroz quer para a massa, encontramos no mercado diversas variedades e feitios. É importante reter que as opções integrais têm, habitualmente, maior teor de potássio e fósforo e, por isso, se os seus valores de potássio e fósforo costumam estar elevados, deverá optar pelo arroz ou massa não integrais. Relativamente à batata, esta deve ser uma alternativa utilizada com menos frequência pois contém uma quantidade elevada de potássio. Entre a batata branca e a batata doce, deverá dar preferência à última pois os seus valores de potássio são ligeiramente inferiores. Não se esqueça de realizar a técnica de dupla cozedura às batatas, ou seja, descasque e corte as batatas em pedaços pequenos e introduza-as numa panela com bastante água sem sal, deixando levantar fervura durante 3 minutos; após este procedimento, retire a água da panela e coloque uma água nova, acabando de as cozer. Se pretende assar, guisar ou fritar, deve previamente fervê-las e só depois realizar o método pretendido.

A açorda e a farinha de pau (farinha de mandioca), duas preparações bastante conhecidas e utilizadas em regiões específicas do nosso país (Alentejo e Norte, respetivamente), são ótimas opções para variar as suas refeições, já que os seus teores de potássio e fósforo estão dentro das recomendações para pessoas em tratamento regular de hemodiálise. Têm ainda a vantagem de serem facilmente mastigados e digeridos, podendo fazer parte de uma dieta mole, quando necessária.

O couscous (pequenas bolas de massa de semolina, uma espécie de farinha de trigo mais grossa) é rápido e fácil de preparar, tem teores de potássio muito semelhantes aos da massa e, por isso, pode constituir uma ótima opção para variar os seus cozinhados. O bulgur (também feito a partir do grão do trigo) tem um teor energético inferior ao do arroz, massa e couscous e apresenta valores de potássio e fósforo adequados para ser consumido por quem está em programa regular de hemodiálise. Já a quinoa e o amaranto, dois pseudocereais que têm vindo a ganhar adeptos nos últimos anos, têm uma quantidade de potássio e fósforo elevada e, como tal, devem ser consumidos com moderação. Ainda assim, o teor de potássio destes dois pseudocereais é inferior ao da batata (branca ou doce).

Atreva-se e experimente novos pratos e sabores, procurando variar a sua alimentação. Caso tenha dúvidas, aconselhe-se com o seu/sua nutricionista e procurem em conjunto dar largas à sua imaginação culinária.