Caminho de Santiago

[Translate to Portugal - Portuguese:] Patient on his way to the Camino de Santiago route
Peregrinação – Caminhos de Santiago

"No início, não tinha certeza sobre isto, porque significaria ter de fazer diálise em centros que eu não conhecia. Eu estava preocupado com as agulhas, se iria tolerar a diálise, o que aconteceria se eu ficasse doente. Também estava preocupado com os problemas relacionados com o acesso vascular, ou não ser capaz de encontrar centros na rota. No entanto, decidi ir em frente e planeei uma rota."

O Caminho de Santiago, também conhecido como o Caminho de St. James, atrai peregrinos de toda a Europa desde o século VIII. Juan Antonio Rangel, um doente de diálise espanhol, conta-nos a sua experiência de peregrinação na longa caminhada:

Comecei a diálise quando eu tinha 33 anos, em 2008, no Centro de Diálise de Osuna, a cerca de 90 quilómetros de Sevilha. Fui sempre um trabalhador agrícola na minha cidade de Aguadulce, e no meu tempo livre gosto de sair com os meus amigos e fazer caminhadas. Em 2010, um amigo meu sugeriu-me que fizesse a peregrinação no Caminho de Santiago, tal como ele tinha feito antes e tinha achado isso uma experiência espiritual inesquecível.

Na estrada

No primeiro dia, às seis da tarde, apanhei o autocarro para Ourense, uma cidade a cerca de 50 quilómetros da fronteira norte de Portugal. No mesmo dia, fiz diálise pela manhã e recebi a confirmação do último dos centros de diálise que eu visitaria durante a peregrinação.

“Ao descer do autocarro às seis da manhã do dia seguinte, conheci um casal espanhol que também estava a caminho de Santiago. Decidimos iniciar a viagem juntos, e depois chegámos a Catedral de Ourense, que recebeu o primeiro selo do nosso "passaporte de peregrino".

A primeira etapa foi de 22 quilómetros de extensão - foi difícil, mas valeu a pena. Conhecemos muitas pessoas ao longo do caminho, e o grupo ficou maior. Naquele dia, uma senhora convidou-nos para jantar na sua casa. Comemos a melhor carne que provei até hoje.

Naquela noite, no albergue, estavam todos a planear a etapa seguinte da rota, mas eu tive que dizer adeus, porque tinha de ir para um albergue apenas a 12 quilómetros de distância, a partir de onde poderia ir ao hospital mais próximo para a diálise. Que surpresa tive quando saí do hospital e descobri que o grupo estava à minha espera! Eles decidiram não continuar sem mim, mesmo que alguns deles pudessem ter chegado a Santiago mais tarde do que tinham planeado.

Esta foi a ideia a partir de então: Todos se ajudariam mutuamente, todo a gente respeitava aqueles que tinham feito voto de silêncio, e os que estavam à frente do resto iriam comprar e preparar a comida para toda a gente. Nos dias em que eu tinha de fazer diálise, seguimos por um caminho mais curto para que eu pudesse estar no albergue ao meio-dia. À noite, jantámos todos juntos e conversámos e rimos com outros peregrinos.

Uma experiência compartilhada

O que fez a experiência tão especial foi compartilhá-la com pessoas de todas as idades: o rapaz de 17 anos de idade que foi com os seus pais, casais, idosos, homens e mulheres. Não importava de onde as pessoas vinham, a raça não era importante, nem a sua religião. Foi uma experiência moral e espiritual sem igual.

Tal como as grandes memórias, agora tenho novos amigos - amigos que eu ainda estou em contato. Estávamos todos com um sentimento de felicidade e com a esperança de novamente viver a experiência. Eu acho que a doença não pode ser sempre usada como uma desculpa. Todos nós podemos tentar fazer uma peregrinação pessoal. Para mim, foi um desafio para minha doença, e depois de ter superado isto, percebi que a diálise não é sempre um obstáculo que me impede de fazer o que eu gosto; é apenas algo que eu tenho que ter em mente.

Eu gostaria de agradecer a todos os que me ajudaram nesta peregrinação: amigos, família, o pessoal da clínica Osuna, os meus companheiros peregrinos e as pessoas da Galiza pela sua gentileza e hospitalidade.