NephroCare Setúbal

Setúbal: um paraíso tão perto de Lisboa

Fica a uns escassos 50 quilómetros de Lisboa, mas até a mais curta viagem à região de Setúbal é suficiente para nos transportar para outros mundos. O chamamento da serra, o apelo do mar, mas também a história e o património, a vida cultural e a gastronomia: dimensões de um charme com sotaque próprio e uma identidade que permanece preservada apesar do desenvolvimento turístico e urbano. Terra de Bocage (poeta português que tem uma estátua na principal praça da cidade, a Praça de Bocage) e de Luísa Todi (considerada a cantora lírica portuguesa mais célebre de todos os tempos), Setúbal é também conhecido por José Mourinho. O famoso treinador de futebol dá o nome a uma avenida fantástica, com vista para o rio Sado, localizada entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua Trabalhadores do Mar.

 

Vamos caminhar pela cidade

Explorar a baixa de Setúbal é caminhar pela História de Portugal. Com um passado que recua aos períodos fenício e romano, a cidade, onde se encontra um dos cinco centros de diálise NephroCare da região (os restantes estão localizados em Almada, Montijo, Barreiro e Seixal), conta com monumentos classificados como o Convento de Jesus e museus imperdíveis como a Casa do Corpo Santo. Para uma imersão na cultura local, vale a pena visitar espaços singulares como o Museu do Trabalho Michel Giacometti ou a Mercearia Confiança de Troino que, fundada em 1926, foi recuperada e reinaugurada em 2015, funcionando como a montra perfeita da cidade e dos seus habitantes.

O que comer em Setúbal

Os produtos regionais estão em destaque um pouco por toda a cidade, sendo inevitável experimentar o vinho Moscatel e o queijo de Azeitão, duas das mais apreciadas especialidades locais. E não será de admirar que, dada a atividade piscatória, Setúbal seja também sinónimo de peixe fresco. Há ainda um prato que todos têm que experimentar: o famoso choco frito, que pode acompanhar com batatas fritas.

 

Praias mais que perfeitas

Depois de bem explorada a Avenida Luísa Todi, com os seus muitos restaurantes, nada melhor que rumar à serra que se estende por 35 quilómetros, habitat natural de lebres, raposas e morcegos. Um manto de um verde luxuriante quebrado apenas pelo azul cristalino das águas. É aí, em pleno parque natural da Arrábida, numa paisagem natural digna dos postais mais perfeitos que se descobre aquela que, em 2017, foi considerada a praia mais bonita da Europa pelo site Europe’s Best Destination. Falamos dos Galapinhos, mas não podemos deixar de mencionar o Portinho da Arrábida, considerado uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, a Praia da Figueirinha (onde é mais fácil estacionar o automóvel) ou ainda a praia dos Coelhos e a de Albarquel (mais próxima da cidade).

Atividades para todos os gostos

A serra oferece trilhos mágicos para explorar em duas rodas ou em demoradas caminhadas. Já a Herdade da Mourisca, inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado, revela-se um autêntico paraíso para os amantes da Natureza e da vida animal, sendo um dos locais mais recomendados para a observação de aves. Se a ideia for reunir toda a família num programa consensual, o Estuário do Sado é perfeito para avistar golfinhos, não fosse este o único local em Portugal continental onde reside uma população sedentária de golfinhos roazes.

Languages spoken

  • PT

Get in touch

Address
Quinta de Vanicelos, Lote 1 Estrada de Palmela
Setúbal
Portugal
Route
Contact us
+351 265 541 840
+351 265 541 859