Trabalhar na NephroCare

O centro de diálise multidisciplinar

O centro de diálise é liderado por um diretor clínico especializado em nefrologia e por um enfermeiro-chefe, que são responsáveis pela gestão da equipa médica e da equipa de enfermagem, respetivamente.

Cada turno de tratamento é supervisionado por um médico (exceto no caso de uma Unidade de Isolamento) e por um enfermeiro que é responsável por realizar o tratamento de diálise de 4 a 6 doentes, consoante o nível de assistência exigido pelos regulamentos locais. Os enfermeiros têm a ajuda dos auxiliares, dependendo dos requisitos de cada país. Em função do seu tamanho e localização, o centro de diálise pode contar com pessoal administrativo e de suporte técnico adicional.

Os nossos nefrologistas

são especialistas na gestão do metabolismo ácido-base e em distúrbios eletrolíticos, hipertensão arterial, doenças autoimunes e metabólicas e prescrevem aos doentes terapias personalizadas.

Os nossos enfermeiros

são especialistas em diálise e prestam os melhores cuidados aos nossos doentes. Procuram estabelecer ligações duradouras com os doentes e com os seus cuidadores. Nos cuidados ao doente renal o enfermeiro assume funções no tratamento, na informação e educação do doente e no apoio que lhes é prestado ao longo do seu percurso de diálise. Os enfermeiros podem trabalhar nos nossos centros de diálise NephroCare, em diálise aguda em hospitais, ou podem apoiar remotamente doentes que realizam a diálise em casa.

Os nossos auxiliares de saúde

também trabalham diretamente com os doentes e com as suas famílias. Em conjunto com os enfermeiros ajudam os doentes a ter uma melhor qualidade de vida.

Para além do tratamento de diálise, a NephroCare também dispõe de serviços de apoio multidisciplinar a doentes em diálise, tais como apoio de um psicólogo, nutricionista ou assistente social.

Mensalmente é organizada uma reunião multidisciplinar (Reunião Clínica), dirigida pelo Diretor Clínico, para analisar os resultados globais e trabalhar na melhoria do estado de saúde de cada doente; as reuniões promovem a comunicação, criam uma atmosfera partilhada e coordenada dos cuidados prestados na unidade de diálise.