A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Responsabilidade ambiental

Programa ambiental

A diálise é uma terapia que consome bastantes recursos. Tratar um doente três vezes por semana durante várias horas requer uma grande quantidade de energia, de água e de produtos médicos descartáveis. O balanço ambiental de uma sessão média de hemodiálise é de cerca de 300-600 litros de água, 7-19 quilowatts-horas de eletricidade e até três quilogramas de resíduos médicos.

O sucesso da diálise como terapêutica tem tido um impacto ecológico e económico crescente. O aumento dramático do número de doentes tem sido acompanhado por vários avanços médicos e tecnológicos que acentuaram ainda mais o fardo da diálise em termos ambientais. A segurança dos doentes determina que grande parte do equipamento e dos acessórios de diálise seja utilizada apenas uma vez, por exemplo o tubo que liga o doente ao filtro de limpeza.

Em conjunto com as associações European Dialysis and Transplant Nurses Association/European Renal Care Association, a Fresenius Medical Care lançou a iniciativa “Go Green in Dialysis”. Esta iniciativa reúne especialistas, incluindo peritos em cuidados na área da nefrologia, técnicos de diálise, líderes em gestão da qualidade e na área do ambiente.

A iniciativa "Go Green in Dialysis" (Ecologia na Diálise) já desenvolveu um conjunto de diretrizes ambientais padrão para diálise. O objetivo do projeto é aumentar a consciencialização relativamente aos temas ambientais entre os colaboradores dos centros de diálise. As diretrizes explicam os desafios gerais de gestão ambiental e abordam temas como, por exemplo, resíduos e consumo de água e energia.

Em 2007, a gestão da Fresenius Medical Care criou o primeiro programa ambiental. O seu objetivo é realçar este aspeto importante dos nossos serviços. Como resultado, foram definidos consumos máximos de água, luz e resíduos contaminados ao nível do tratamento para reduzir ainda mais o impacto ambiental dos nossos centros de diálise NephroCare.

Se está interessado em obter mais informações sobre um dos nossos centros de diálise ecológicos consulte  Sustentabilidade ambiental: Terrassa.

Produtos amigos do ambiente

A Fresenius Medical Care trabalha há vários anos no sentido de tornar os seus produtos e processos mais amigos do ambiente. Os resultados incluem o desenvolvimento de produtos e materiais como a película reciclável Biofine ou a melhoria contínua de processos de produção visando aumentar a eficácia dos recursos.