Notícias

VII Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem

Decorreu no passado dia 04 de abril na Escola Superior de Saúde de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém, o VII Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, no qual a NephroCare Portugal participou fazendo-se representar pela Enf.ª Chefe Fernanda Gomes e pela Enf.ª Chefe Adjunta Carina Gonçalves da NephroCare Vila Franca de Xira e em representação da Direção de Enfermagem, o Enf.º Bruno Costa Pinto.

A equipa da NephroCare foi calorosamente recebida pelo núcleo organizador do evento, nomeadamente pela Sra. Enf.ª Anabela Cândido, Professora nesta instituição assim como por dois elementos da Comissão de Estudantes.

A participação inseriu-se no workshop dedicado à hemodiálise, tendo sido exposto de forma muito sucinta o panorama epidemiológico da população em hemodiálise, em que consiste a hemodiálise e qual o papel do Enfermeiro no seio da equipa multidisciplinar que presta cuidados à pessoa doente em hemodiálise e seus cuidadores. Este workshop contou ainda com 5 estações dedicadas à apresentação de várias vertentes específicas da temática:

  1. Programa de Acolhimento à Pessoa Doente nas clínicas NephroCare;
  2. Acesso Vascular para hemodiálise;
  3. Sistema Terapêutico 5008 CorDiax;
  4. Avaliação de Enfermagem pré-tratamento e avaliação do estado de hidratação;
  5. Papel do Enfermeiro no Controlo da Infeção e Lavagem das Mãos.

A elevada adesão e entusiasmo dos participantes tornou evidente o sucesso deste workshop.