Notícias

NephroCare Portugal de parabéns pela mais forte participação de sempre numa conferencia internacional da EDTNA/ERCA

No passado 14-17 de setembro, teve lugar a 48th EDTNA/ERCA International Conference em Praga, República Checa, onde a equipa de enfermeiros da NephroCare Portugal se destacou pela excelente qualidade dos 32 trabalhos científicos apresentados, 25 comunicações orais e 7 posters e, nas mais diversas áreas de cuidados de enfermagem, passando por temas ligados ao acesso vascular, exercício físico na doença renal, cuidados paliativos, higiene e segurança, entre outros.

Foi a maior participação de sempre da NephroCare Portugal numa conferência internacional da EDTNA/ERCA. Em 2016, em Valência, foram também aceites 32 trabalhos mas apenas 11 como apresentação oral. Não podemos deixar de salientar que em diversas sessões, particularmente nas dedicadas ao Acesso Vascular, Gestão de Risco e Impacto da Doença Renal Crónica, dois terços dos apresentadores eram elementos da equipa da NephroCare Portugal.

Mas a participação deste ano da NephroCare Portugal na Conferência da EDTNA/ERCA foi particularmente especial, tantos foram os prémios e reconhecimentos recebidos. Logo à partida recebemos a distinção de Melhor Abstract atribuído pela Medtronic, pelo trabalho do Enfermeiro Rui Sousa da NephroCare Viseu “Patients and nurses perspectives about plastic cannulae for arteriovenous fistula“. Mas os prémios e distinções não se ficaram por aqui. A Enfermeira Ana Rita Lino da NephroCare Covilhã recebeu o prémio de Melhor Poster da Conferencia pelo seu trabalho “Factors influencing postural balance in haemodialysis patients”. E como se não bastasse, no encerramento da conferência fomos ainda agradavelmente surpreendidos pela distinção atribuída, por votação dos delegados da Conferência, à Enfermeira Catarina Santos Cunha como Melhor Apresentadora com o seu trabalho “Vascular surveillance program: 18 months results”.

Sentimos que, mais do que nunca, toda a nossa equipa está de parabéns e acreditamos que a presença neste encontro veio proporcionar a partilha de conhecimentos, experiências e a divulgação dos projetos desenvolvidos nas nossas unidades de diálise.

A produção científica e a formação são assumidas na NephroCare Portugal como vetores fundamentais e um forte investimento no desenvolvimento de saberes e competências, com a consequente melhoria dos cuidados prestados à pessoa doente e maior competitividade da empresa.

Aliás, este ano os Certificados Nacionais de Mérito entregues durante o jantar de gala da NephroCare, realizado no decurso da 48th EDTNA/ERCA International Conference, visaram premiar precisamente os contributos de alguns dos nossos enfermeiros na investigação científica em enfermagem. Entre os muitos enfermeiros que têm dado o seu contributo ao longo dos últimos anos, foram desta vez premiados os enfermeiros Osvaldo Albuquerque da NephroCare Coimbra, a Enfermeira Catarina Santos Cunha da NephroCare Fafe e a Enfermeira Ana Rita Lino da NephroCare Covilhã.

Com o coração cheio de orgulho, deixamos a todos os participantes deste ano um especial agradecimento pelo profissionalismo e dedicação, que no seu dia-a-dia, colocam ao serviço dos nossos doentes.