A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Notícias

NephroCare Maia promove ação de sensibilização para pessoas doentes, familiares e cuidadores informais

No passado dia 17 de março, realizou-se na NephroCare Maia mais uma ação de sensibilização para as pessoas doentes, familiares e cuidadores informais, onde foram abordadas várias temáticas no âmbito do tratamento de diálise e com uma equipa multidisciplinar: enfermagem, nutricionista, assistente social e farmacêutica. Os temas apresentados foram: O que é o tratamento de diálise? Alimentação na diálise. Medicamentos da Insuficiência Renal Crónica e respostas sociais.

Esta sessão foi realizada pela necessidade sentida pelos profissionais e cuidadores informais (a maioria familiares). Estiveram presentes 25 pessoas e foi gratificante, pois a mensagem transmitida foi bem recebida: “Agora já sabemos como é o tratamento do meu familiar"; "Apesar de ser complexo todo este tratamento, que desconhecíamos, a partir de hoje já me sinto mais tranquilo. Sei mais e conto com o apoio destes profissionais"; "Sinto que agora estou mais perto do meu sogro. Posso agora entende-lo melhor"; "Isto não é fácil, mas com o apoio de todos e da minha mulher as coisas estão mais fáceis"; "O meu pai é um velhinho tem 92 anos e desde que veio fazer tratamento está melhor... eu não sabia o que era isto."
  
Quisemos demonstrar que estamos aqui para os ajudar e para que se sintam mais à vontade. Mais ainda, inspirar-lhes segurança e confiança. A família e os cuidadores informais, fazem parte da nossa equipa de trabalho.

Consideramos de importância crucial a integração da família e dos cuidadores informais como parte da equipa, seguindo a lógica de que a família é "gente com quem se conta" (definição da ONU)… sendo considerados atores envolvidos na pedagogia do cuidar.

Aos familiares e cuidadores informais também disponibilizamos a realização de um rastreio. “Previna-se Contra a Doença Renal Crónica”. Avaliámos a tensão arterial, glicemias. procedemos à pesagem. Avaliámos o IMC e efetuámos o ensino de acordo com as suas necessidades.