A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Notícias

A Fresenius Medical Care traz ao Porto o 12º Fórum de Enfermagem Nefrológica do Médio Oriente e África (12th MEA Renal Nurse Education Programme)

Decorreu entre os dias 17 e 19 de novembro, no Porto, o 12th MEA Renal Nurse Education Programme, sob o tema ‘Innovation & Evidence Based Practice to Enhance the Patient Experience’. A reunião promovida pela Fresenius Medical Care – Middle East & Africa, acreditada pela European Dialysis Nurses Association/European Renal Care Association (EDTNA/ERCA), contou com a participação de uma centena e meia de Enfermeiros do Médio Oriente, África, mas também de Portugal. Estiveram presentes oradores de vários países, quer da própria MEA quer europeus, dos quais destacamos o Prof. John Sedgewick, da EDTNA/ERCA, a Prof. Maria Saraiva, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Enfª. Maria Teresa Parisotto da Fresenius Medical Care. Por parte da Fresenius Medical Care – Portugal, houve uma importante participação de oradores, que com muito agrado partilharam os resultados das suas investigações e conhecimento: Catarina Cunha – NephroCare Fafe, Rui Sousa – NephroCare Viseu, e ainda Ricardo Peralta, Bruno Pinto, Telmo Carvalho e João Fazendeiro – NephroCare Portugal. Sendo uma questão emergente, a higiene e controlo de infeção em ambiente de Nefrologia foi tema de um dos workshops, a cargo da organização Portuguesa. Além dos aspetos de prevenção foram abordadas metodologias de auditoria e monitorização, nomeadamente através das tecnologias de fluorescência e determinação de ATP (Adenosina Trifosfato). Um dos momentos importantes da reunião, foi também a partilha que uma pessoa transplantada renal efetuou, revelando a toda a assembleia a perspetiva da pessoa doente e o modo como, apesar da doença, manteve toda a atividade pessoal, profissional e académica Foi fortemente inspirador e motivador para quem presta cuidados de enfermagem. Os delegados, tiveram ainda a oportunidade de conhecer os 20 posters que os Enfermeiros da FMC-P apresentaram na última Conferência da EDTNA/ERCA, que se mantiveram na área de exposição, durante todo o evento. Igualmente disponível durante todo o evento esteve em exibição/demonstração a mais moderna máquina de hemodiálise, a 6008 Care System, que despertou enorme curiosidade e rapidamente se tornou uma grande atração, tendo sido naturalmente muito fotografada. No último dia do evento, foi proporcionada a todos os delegados da reunião uma visita à clínica de hemodiálise da NephroCare em Vila Nova de Gaia, onde foi possível mostrar a realidade dos cuidados que são prestados no nosso país. A visita contou com a excelente colaboração de toda a equipa da NephroCare de Vila Nova de Gaia, especialmente da Diretora Clínica, Prof. Ana Bernardo e da Enfª. Chefe, Enfª. Sandra Lima e do Diretor de Área, Sr. Luís Vilares. No final do evento, era visível a satisfação de todos os participantes e dos organizadores, nomeadamente da Enfª. Maria Bautista e do Dr. Malik Larak.