A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Notícias

3ª Caminhada pelo Rim da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais – Debate sobre a atividade física na doença renal crónica

No dia 1 de Julho de 2018 a Delegação Norte da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais organizou a 3ª caminhada pelo rim, mais uma iniciativa promovida por esta associação como forma de promover hábitos de vida saudáveis nesta população.

A caminhada decorreu nos passadiços do Gramido em Gondomar após a qual se seguiu um debate sobre alimentação e atividade física na doença renal. Neste segundo ponto do debate participaram a Mariana Adão (estudante do mestrado de exercício físico e saúde do Instituto Universitário da Maia em estágio na NephroCare Vila Nova de Gaia) e a enfermeira Sofia Carpinteira (uma das coordenadoras do Programa de Exercício Físico na NephroCare Vila Nova de Gaia).

Neste debate analisaram-se as causas do sedentarismo nas pessoas com doença renal, bem como o papel que o exercício físico pode ter durante os tratamentos de hemodiálise. Por fim, discutiram-se estratégias tendo em vista a promoção da atividade física nesta população.