Responsabilidade ambiental

Responsabilidade ambiental

A diálise é uma terapia que consome bastantes recursos. Tratar um doente três vezes por semana durante várias horas requer uma grande quantidade de energia, de água e de produtos médicos descartáveis. O balanço ambiental de uma sessão média de hemodiálise é de cerca de 300-600 litros de água, 7-19 kWh de eletricidade e até 3 kg de resíduos médicos.

Em conjunto com as associações European Dialysis and Transplant Nurses Association/European Renal Care Association, a Fresenius Medical Care lançou a iniciativa “Go Green in Dialysis”. Esta iniciativa reúne especialistas, incluindo peritos em cuidados na área da nefrologia, técnicos de diálise, líderes em gestão da qualidade e na área do ambiente.

A iniciativa "Go Green in Dialysis" (Ecologia na Diálise) já desenvolveu um conjunto de diretrizes ambientais padrão para a diálise. O objetivo do projeto é aumentar a consciencialização relativamente aos temas ambientais entre os colaboradores dos centros de diálise. As diretrizes explicam os desafios gerais de gestão ambiental e abordam temas como, por exemplo, resíduos e consumo de água e energia.

Uma das salas de diálise em Terrassa

O novo centro de diálise em Terrassa é mais um marco da nossa tentativa de tornar a diálise mais sustentável e eficiente. O Terrassa é o primeiro centro de diálise eco-sustentável em Espanha e um dos poucos na Europa com certificação energética classe A. Tem como objetivo usar uma abordagem holística para tornar a diálise mais sustentável, o que o torna pioneiro nesta área.

A arquitetura da unidade foi muito ponderada, tendo sido usados materiais reciclados e produzidos localmente para a sua construção e tendo-se optado por uma construção que permite que entre uma grande quantidade de luz natural no interior através de pátios interiores, permitindo usar menos recursos e contribuindo para a poupança de energia. Os pátios interiores também proporcionam ventilação natural ao edifício.

  • Mais de 70 painéis solares
  • Sistema de aquecimento central que funciona com pellets de biomassa
  • Lâmpadas economizadoras
  • Telhado verde
  • Vidro isolante de baixa emissividade com janelas em alumínio sem ponte térmica
  • Isolamento térmico do edifício

A água excedente é utilizada:

  • Na rega do telhado verde e vários parques em Terrassa
  • Nos sistemas de autoclismo das casas de banho