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Programa de Excelência NephroCare

O Sistema de Excelência da NephroCare é um sistema holístico de instrumentos de gestão que apoia as nossas clínicas em funcionamento no mundo inteiro e que tem por finalidade implementar a visão da NephroCare de forma eficaz e sistemática.

O sistema implica, por exemplo, a medição precisa da qualidade do tratamento com base na nossa base de dados clínica, padronização e melhorias a nível da eficiência em termos de infraestrutura clínica, bem como uma otimização dos resultados do tratamento de diálise. A combinação da nossa visão com o nosso sistema abrangente de instrumentos de gestão é aquilo a que chamamos de Sistema de Excelência NephroCare.

Sistema de gestão clínica da NephroCare

Não exisitiram melhorias se não existissem dados. O EuCliD®, o sistema de gestão clínica patenteado da NephroCare, fornece informações abrangentes de cada tratamento de diálise e de cada doente, o que permite que o pessoal médico em cada centro NephroCare tome as decisões certas para melhorar o tratamento de cada doente individual.

O EuCliD® funciona em 774 centros de diálise em toda a região da EMEALA (Europa, Médio Oriente, África e América Latina) que tratam cerca de 82.000 doentes em diálise.

O EuCliD® fornece os dados para a revisão de qualidade habitual nos centros de diálise NephroCare, bem como para o Balanced Scorecard (indicadores de desempenho) e para os Relatórios de Revisão Médica do Doente da NephroCare.

Balanced Scorecard (indicadores de desempenho) da NephroCare

Para fornecer tanto aos colaboradores como à direção de cada centro de diálise uma visão rápida do desempenho do centro, foi criado um Balanced Scorecard (Quadro de Resultados Harmonizado) com a finalidade de medir a prossecução das metas de desempenho. Funciona como guia para a melhoria contínua a todos os níveis da organização. Do ponto de vista do doente, o objetivo mais importante é a melhoria da qualidade de vida nos centros de diálise da Fresenius Medical Care. As medidas de desempenho específicas incluem indicadores do desempenho do processo de diálise e resultados do tratamento.

Relatórios de Revisão Médica do Doente

Os relatórios de Revisão Médica e de Enfermagem do Doente são gerados diretamente a nível da clínica a partir do EuCliD®. Permitem que a equipa médica realize uma avaliação detalhada dos doentes em diálise e das comorbilidades urémicas, numa abordagem holística aos desempenhos na hemodiálise, mas possibilitam também que se realizem análises de grupos de doentes ou centros, contribuindo desta forma para a identificação dos problemas gerais e, por conseguinte, para a adoção das ações corretivas.

Sistema de Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde (HS-QMS)

O HS-QMS foi implementado nas nossas clínicas de diálise para assegurar a prestação de cuidados de diálise de alta qualidade. Com base na norma de qualidade internacional ISO 9001, diretrizes sectoriais e conhecimentos dos peritos internos, garante o cumprimento dos requisitos de qualidade internos e externos de administração dos cuidados de saúde.

Para garantir a integração apropriada destes requisitos de qualidade nos nossos processos estruturados, centramo-nos nos seguintes princípios:

  • Fornecer aos doentes as melhores opções de tratamento em função das suas necessidades;
  • Utilizar medicamentos, produtos farmacêuticos e procedimentos de alta qualidade nas nossas clínicas, continuamente melhorados pela nossa equipa de pesquisa e desenvolvimento;
  • Proporcionar aos nossos doentes uma terapêutica abrangente e aconselhamento médico por colaboradores qualificados e altamente motivados;
  • Oferecer um ambiente seguro aos doentes e aos colaboradores nos nossos centros de diálise;
  • Melhorar continuamente os nossos níveis de desempenho e eficácia (1).

Um elemento essencial do nosso sistema de gestão de qualidade consiste em diretivas empresariais que especificam requisitos-chave para os processos na nossa organização NephroCare, através, por exemplo, da definição de padrões em termos de higiene e controlo de infeções, cuidados de diálise, água, concentrados e fluidos de diálise para hemodiálise e terapêuticas relacionadas.

Processo Contínuo de Melhoria

O processo contínuo de melhoria na NephroCare baseia-se em três elementos:

  1. A padronização dos processos de trabalho, documentada no sistema integrado de gestão da empresa (sistema de qualidade);
  2. A revisão regular do desempenho (ou seja, resultados médicos, indicadores do processo, custos, questões organizacionais e satisfação dos doentes) por uma equipa multidisciplinar em cada centro NephroCare, composta por pessoal médico e de enfermagem, a direção e ainda a direção nacional;
  3. A iniciativa de cada colaborador de identificar e propor ações de melhoria que, uma vez validadas, passam a fazer parte do padrão;

Este processo contínuo de melhoria é suportado por ferramentas de gestão como, por exemplo, o EuCliD®, os Relatórios de Revisão Médica e de Enfermagem do Doente e os indicadores de desempenho (Balanced Scorecard) da NephroCare, entre outros, mas também através da formação dos colaboradores em competências de organização e liderança.