A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Profissionais Especializados da NephroCare

Mais do que um simples emprego

Na NephroCare, estamos conscientes da nossa responsabilidade de capacitar os nossos colaboradores através de um ambiente de trabalho moderno e dinâmico. Como tal, incluímos os nossos colaboradores na tomada de decisões relacionadas com a organização e com o trabalho, o que promove uma atitude eficiente e orientada para metas, motivação e desenvolvimento profissional e social contínuo. Como resultado, os nossos colaboradores estão empenhados em ministrar cuidados com a mais elevada qualidade possível.

Num cenário clínico, a tecnologia e a experiência médica não são os únicos elementos essenciais. Os nossos profissionais fornecem também uma ligação humana e emocional aos doentes e, como tal, são extremamente importantes para o tratamento e para o bem-estar do doente.

Desenvolvimento de colaboradores especializados

O compromisso dos nossos profissionais especializados é a chave para o bem-estar dos nossos doentes. Na NephroCare, estamos empenhados em fornecer aos nossos colaboradores aquilo que estes precisam para fazerem o seu trabalho da melhor forma possível.

Ao ajudar as nossas equipas nos centros de diálise a desenvolverem as suas competências, melhoramos a qualidade do nosso serviço. É por este motivo que apoiamos os colaboradores com programas de formação contínuos, eventos educacionais e participação em conferências.

Estas medidas ajudam a manter os colaboradores a par dos mais recentes desenvolvimentos clínicos, bem como dos requisitos e procedimentos organizacionais.

Congressos

Os médicos e os enfermeiros são incentivados a participarem e a contribuírem, através da apresentação de resumos científicos, em congressos e simpósios nacionais e internacionais, tais como ERA-EDTA (European Renal Association – European Dialysis and Transplant Association) e EDTNA/ERCA (European Renal Association – European Dialysis and Transplant Nurses Association/European Renal Care Association).

Além disso, reuniões anuais internacionais da Ordem dos Enfermeiros e da Ordem dos Médicos nacionais incentivam a troca de ideias e experiências valiosas, identificam as necessidades da nossa rede e ajudam-nos a encontrar as melhores formas de desenvolver e melhorar os processos de funcionamento da diálise. O desenvolvimento profissional dos enfermageiros é ativamente apoiado através de eventos de formação habituais e publicações informativas, como “NursingNow!”, a revista de enfermagem com destaques sobre formação e assistência aos doentes.

Formação e educação

Tirar o máximo proveito da tecnologia de ponta requer amplos conhecimentos e experiência sobre a aplicação dos produtos e tecnologia usados. A experiência da NephroCare derivada de inúmeros workshops de formação não se limita aos requisitos de formação regulamentares e melhora as situações da prática diária.

É fundamental para qualquer profissional de diálise manter-se a par dos mais recentes desenvolvimentos no campo da diálise. Todos os anos, os médicos e enfermeiros da NephroCare participam em eventos locais e internacionais. Além da formação direta em novas tecnologias e aplicações, estes eventos também servem como um fórum de valor inestimável para a troca de ideias e experiências com outros especialistas em diálise. Alguns destes eventos contam também com a certificação de associações médicas regionais e podem qualificar-se para créditos CME.

Fresenius Learning Center

O FLC é uma plataforma integrada que engloba diferentes funcionalidades na área da Gestão da Formação, entre as quais se incluí a plataforma de e-learning da Fresenius, que nos permite agregar o processo de aprendizagem e desenvolvimento (online, presencial e à distância) desde a inscrição, à avaliação, ao acompanhamento, bem como ao desenvolvimento de planos individuais, competências, e certificados. O Fresenius Learning Center permite fazer a gestão do seu percurso formativo e melhorar as suas qualificações. É através do modelo de aprendizagem e-learning que são disponibilizados os conteúdos formativos, que é feito o acompanhamento das ações de formação, relatórios e emissão de certificados. A Fresenius Medical Care tem o desafio constante de manter o nível dos seus profissionais adaptado às suas funções, criando assim a possibilidade de uma resposta rápida, que nos permite ultrapassar os métodos tradicionais, por vezes rígidos e difíceis de conciliar com as responsabilidades diárias, inerentes ao próprio sector da saúde. Como tal, a disponibilização de formação qualificada e de programas de educação são um fator de extrema importância, uma vez que apoiam o desenvolvimento profissional das nossas equipas, o que nos permite evoluir em crescendo no que respeita às necessidades de bem- estar, segurança e cuidados de saúde dos nossos doentes.

Programa de satisfação dos colaboradores

Para garantir que as necessidades e as expectativas dos colaboradores são completadas, a NephroCare realiza um Questionário de Satisfação dos Colaboradores de dois em dois anos. Estes questionários ajudam a identificar oportunidades de melhoria e contam com uma taxa de participação muito alta (80% em média). Em 2015, os inquiridos apreciaram sobretudo os equipamentos e os acessórios de ponta para o tratamento dos doentes nos centros. O questionário revelou também que os colaboradores se identificaram com os padrões de alta qualidade da NephroCare: praticamente todos os inquiridos afirmaram que recomendariam o centro onde trabalham a familiares ou amigos que necessitassem de um tratamento com diálise.

Quando questionados quanto ao que gostariam de ver melhorado, os colaboradores responderam que gostariam de aumentar as oportunidades de intercâmbio profissional e desenvolvimento contínuo adicional. Esta foi identificada como uma das áreas de foco do Programa de Excelência NephroCare para os próximos anos.