A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Orientações para o seu bem-estar

Rotina do tratamento

Não será necessário muito tempo para que as sessões de diálise nas nossas clínicas se tornem uma verdadeira rotina para si: chega, é pesado, vai para o local de diálise designado para si onde é ligado à máquina de diálise – e começa a sessão. Descontraia-se! A equipa da sua clínica NephroCare está preparada e terá tudo pronto para o receber!

São necessárias pessoas excecionais para proporcionar tratamentos de substituição renal excecionais. Os enfermeiros e médicos das equipas NephroCare são profissionais especializados com muita formação, para garantir que lhe são prestados cuidados com os mais elevados padrões de qualidade.

Fique descansado que tudo faremos para garantir que se sente confortável. Além disso, o seu papel também é muito importante; o seu bem-estar a longo prazo também depende em grande medida da sua própria iniciativa. Mantenha-se ativo, peça as informações de que necessitar e fale com a equipa NephroCare.

Conhecer e compreender o tratamento é muito importante para manter uma boa saúde. A equipa de enfermagem fará sugestões sobre que aspetos da sua vida diária que poderão otimizar o seu bem-estar. Esteja aberto às sugestões e confie nos conhecimentos e na experiência dos profissionais que cuidam de si.

O nosso objetivo é dar-lhe confiança para aproveitar a vida ao máximo.

Um esforço conjunto

O nosso objetivo é cuidar de si o melhor possível e fazer com que a sua estadia na clínica seja segura e agradável. Acreditamos que todos nós podemos contribuir para este objetivo demonstrando consideração pelos outros.

Todos nós…

  • … passamos muito tempo juntos – devemos tratar-nos com respeito.
  • … sabemos que o tempo é precioso para toda a gente – devemos chegar a horas e cumprir os horários.
  • … merecemos um ambiente calmo – devemos fazer o mínimo barulho possível.
  • … gostamos de ambientes limpos e organizados – devemos ter muito cuidado com o equipamento e mobiliário.
  • … sabemos que uma infeção nos coloca a nós e aos outros em perigo – devemos dar atenção à higiene.
  • … necessitamos de apoio – devemos ouvir-nos uns aos outros.

A segurança em primeiro lugar

Queremos que esteja em segurança durante o tempo que passa na clínica de diálise, pelo que tentamos minimizar potenciais acidentes. O nosso pessoal tem formação em matéria de saúde e segurança, mas gostaríamos de pedir que contribua, na sua qualidade de doente, para manter um ambiente seguro.

  • Escorregar, tropeçar e cair são os acidentes que ocorrem com mais frequência em serviços de saúde, por isso, leve o tempo que for necessário para se movimentar pelo centro. Não se apresse.
  • Tenha cuidado ao subir as escadas e use sempre o corrimão.
  • Use os elevadores quando existam e mantenha-se nas zonas reservadas aos doentes.
  • Se reparar nalgum perigo ou se acidentalmente derramar alguma coisa, informe um membro do pessoal.
  • Não deixe objetos no chão e coloque os seus pertences nas mesas disponíveis junto à sua cadeira de diálise, na área de tratamentos.
  • Use sapatos ou chinelos no interior da unidade, dado que andar de meias aumenta a probabilidade de escorregar.
  • Não toque nem mexa nas máquinas de diálise nem em qualquer outro equipamento ou nos medicamentos.
  • Não devem ser utilizados telemóveis na sala de diálise, uma vez que podem interferir com o equipamento médico.
  • Em toda a clínica são proibidas as bebidas alcoólicas, bem como o consumo de tabaco.

Higiene e controlo da infeção

A higiene e o controlo das infeções são muito importantes para o seu tratamento. Existem muitas formas de ajudar a minimizar os riscos de infeção quando está na unidade de diálise:

Lave sempre as mãos à entrada e à saída da unidade.

  • Se trouxer um saco para a sala de diálise, mantenha-o afastado dos carrinhos do lixo e das máquinas de diálise.
  • Peça sempre luvas ao pessoal de enfermagem se tiver de colocar pensos sobre o local de inserção do cateter após a remoção da agulha e certifique-se de que as suas mãos estão limpas quando sai do posto de diálise.
  • Utilize os contentores certos para o lixo: os sacos pretos são para o lixo comum e os sacos brancos para resíduos com sangue, tais como pensos e linhas de perfusão. As caixas amarelas destinam-se à eliminação de objetos cortantes.
  •  Não se esqueça de usar sempre o pedal, e não as mãos, para abrir o contentor.

Se tiver uma fístula ou prótese arteriovenosa, lave sempre o braço da fístula antes do início do tratamento de diálise. Todas as áreas de tratamento estão equipadas com lavatórios.