Exercício físico

Em forma para a vida

Consulte a sua Equipa NephroCare sobre o tipo de exercício que pode praticar.

O seu programa de exercício físico não deve ter por objetivo torná-lo um atleta de alta competição, até porque exigiria um esforço excessivo ao seu organismo. Procure fazer exercícios ligeiros, treino de resistência ou caminhadas, a regularidade é o segredo para se manter em boa forma.

O treino de resistência ativa os músculos, ajudando-os a aumentar a um ritmo lento e regular, dando suporte à estrutura óssea. Este tipo de exercício reduz a gordura corporal, faz descer a pressão sanguínea, tem efeitos benéficos sobre o açúcar e os níveis de gordura no sangue, saindo o sistema imunitário fortalecido a longo prazo – faça dele um componente regular da sua vida diária!

Benefícios do exercício físico:

  • Melhora a sua digestão.
  • Aumenta os níveis de energia.
  • Dorme melhor.
  • Reduz os níveis de colesterol.
  • Reduz o stress.
  • Reduz o risco de doença cardíaca.

Programa de Exercício Físico (PEF)

A prática de exercício físico também pode aumentar o seu apetite, e ajudá-lo a absorver a energia importante que o seu organismo precisa. Saiba mais sobre a energia na nossa seção sobre Nutrição.

 

 

Usufrua do ar livre

Ginástica

Homem a fazer ginástica

Por exemplo, comece cada dia com 10 minutos de ginástica – rotação dos braços, rotação do tronco, elevações simples das pernas, sem sair do lugar. Isto irá melhorar a sua circulação, logo ao levantar. Melhora a sua coordenação, bem como a sua mobilidade e irá sentir-se em forma durante o resto do dia!

Ciclismo

Casal a andar de bicicleta numa floresta

O ciclismo e o andar são atividades que pode fazer durante o tempo e a distância que quiser. Além disso, são atividades excelentes para praticar com outras pessoas!

Natação

Doente a fazer natação

A natação e a hidroginástica são particularmente adequadas para os pacientes dialisados. Quase todos os músculos do corpo são fortalecidos.

Fora de casa

Mulher a andar

Aproveite as suas atividades diárias como oportunidades para se manter em forma: use as escadas em vez do elevador; vá às compras a pé ou de bicicleta (é bom para si e para o ambiente); um pequeno passeio antes de se deitar ajuda a desanuviar o espírito e promove um sono mais repousante.

Controle a ingestão de líquidos

O exercício físico pode fazer suar, e isto pode afetar a ingestão de líquidos. Deverá discutir este assunto com o seu nutricionista antes de fazer alterações na quantidade de líquidos que ingere.

Saiba mais sobre a ingestão de líquidos na nossa seção Nutrição.

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