O estadio da minha doença

Médico a falar com utente

Na doença renal crónica (DRC), os seus rins deixam de funcionar suficientemente bem para o manter saudável. Este é um processo que, regra geral, ocorre ao longo de um período de meses ou anos. O processo não pode ser revertido mas, com um diagnóstico precoce, o tratamento certo e algumas alterações do estilo de vida, pode ser abrandado e, em alguns casos, até suspenso. Se sofre de doença renal, informe-se o melhor possível sobre a mesma; o tratamento correto e as alterações do estilo de vida podem ajudá-lo a manter-se saudável por mais tempo. O seu médico trabalhará em estreita colaboração consigo para conseguirem parar ou, pelo menos, abrandar a progressão da doença controlando as causas subjacentes.

Os cinco estadios da doença renal crónica

A IRC divide-se em 5 fases da doença (IRC 1-5). Muitas vezes, a fase 3 da IRC subdivide-se em 3a e 3b. Por uma questão de simplicidade, as fases 1 a 3a da IRC podem ser chamadas de fase inicial e as fases 3b a 5 da IRC podem ser chamadas de fase final.

Para o ajudar a realizar as alterações certas na sua vida, é necessário conhecer o estadio, que indica o grau de avanço da doença. Os cinco estadios da doença são determinados com base na taxa de filtração glomerular (TFG). Assim, é importante que compreenda o significado da TFG.

Taxa de filtração glomerular (TFG)

A taxa de filtração glomerular (TFG) é uma medida da função renal que pode ser calculada a partir de uma simples análise ao sangue que mede os níveis de creatinina no sangue, além de ter em consideração a idade, etnia, sexo e outros fatores. Através da TFG, o seu médico pode determinar a fase da doença renal e planear o tratamento. Quanto mais baixa for a TFG, mais alto será o risco de progressão da doença. O risco de progressão fornece informações sobre a probabilidade de avanço da doença renal crónica.

Nível de albumina

Além da TFG, o nível de albuminúria pode ser importante. A albuminúria significa que tem uma quantidade anormal de proteína na urina, um possível sinal precoce de doença renal em curso, além de que os seus rins não estão a filtrar o seu sangue de forma eficiente. A albuminúria pode ser detetada por meio de uma simples análise à urina com uma tira para verificar a presença de proteína na urina. Quanto mais alto for o nível de albumina, maior é o risco de progressão de DRC.

Descubra mais sobre a estadio da sua doença aqui:

Médico a medir a tensão arterial de uma mulher

Fase Inicial

No estadio inicial (1, 2 e 3a da IRC), a maioria dos indivíduos praticamente não apresenta quaisquer ...

Médico a entregar receita a uma doente

Fase final

No estadio final da IRC (3b, 4 e 5), o funcionamento dos rins sofre uma forte redução.