Receitas

###ACTIONS###
 

Folar de Páscoa tradicional

Marcações: Doces, Páscoa
Traditional Mona de Pascua
Valores nutricionais por porção
Calorias194 kcal
Proteína5 g
Hidratos de Carbono30 g
Gordura6 g
Sódio143.0 mg
Conteúdo de líquido21 ml
Fósforo62 mg
Potássio93 mg
Ingredientes (16 Porçðes)
  • 500 g de farinha
  • 5 g de sal
  • 15 g de levedura fresca (em alternativa, um pacote de 7 g de levedura seca)
  • 100 ml de água, morna
  • 4 ovos
  • 80 ml de azeite
  • 100 g de açúcar
  • 1 casca de limão
  • 1 casca de laranja
  • 4 ovos cozidos (de galinha ou de codorniz) para decorar
Médio
Tipps nutrição

Polvilhe com açúcar de decoração ou decore com uma cobertura de açúcar.

Preparação

Misture a levedura com uma pequena quantidade de água quente e deixe repousar durante 10 minutos. Durante este tempo, peneire a farinha para uma taça e misture com o sal e forme uma abertura no centro da mistura. Bata 3 ovos numa taça em separado.
Em seguida, adicione a mistura de levedura, o resto da água quente, os ovos batidos, o azeite, o açúcar e as cascas de laranja e limão à mistura de farinha. Amasse à mão para criar uma massa suave e uniforme. Pode demorar 10 minutos até que a massa fique realmente suave, maleável e deixe de colar.
Cubra a massa e deixe levedar num local quente até ter duplicado de tamanho (dependendo da localização, isto pode demorar pelo menos 1-2 horas).
Em seguida, divida a massa em quatro partes de tamanho idêntico sobre uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e de uma forma de bola a cada uma destas partes. Pressione ligeiramente as bolas achatando-as ligeiramente sobre a superfície de trabalho e, utilizando os dedos, crie uma pequena depressão no centro de cada uma antes de pressionar suavemente um dos ovos cozidos em cada uma. Coloque em um ou dois tabuleiros cobertos com papel vegetal, cubra e deixe repousar durante mais uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180 °C (calor superior/inferior).
Bata um ovo e pincele a superfície da massa com o ovo batido. Cozinhe no forno durante 20-25 minutos até a massa crescer bem e estar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha de forno. Cada parte dá para 4 porções.

Bom apetite!

Os ovos decorativos não são considerados no cálculo. São tradicionalmente cozinhados e oferecidos como prenda na Páscoa - como é o caso na maioria dos pratos tradicionais. Normalmente é cozinhado apenas um folar, ligeiramente maior, que pode ter um formato de coelhos, pintainhos ou borregos. No caso desta versão moderna, não existem limites para a sua imaginação.

Tipps nutrição

Polvilhe com açúcar de decoração ou decore com uma cobertura de açúcar.

Origem: Espanha
 
###ACTIONS###