A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Tomando a sua medicação

As pessoas em diálise podem ter de tomar medicamentos de forma a complementar o seu tratamento, e manter o equilíbrio do organimo. Poderá receber alguns destes medicamentos durante o tratamento e outros para tomar em casa. Deve tomar os seus medicamentos na altura indicada pelo seu médico, de maneira a evitar os efeitos colaterais indesejados.

Para além de uma diálise adequada e de uma dieta apropriada, alguns medicamentos são essenciais para conseguir manter o equilíbrio do organismo.

Prescrição
Não tome medicamentos que não tenham sido prescritos pelo seu médico, pois poderão não ser os mais indicados.

Consultas fora da clínica de hemodiálise
Não se esqueça de mencionar que é insuficiente renal. Se lhe prescreverem quaisquer medicamentos, deverá informar o médico da clínica dessa mesma medicação, a fim de que a mesma possa ser anotada na sua ficha médica.

Não altere as doses por iniciativa própria
Os medicamentos devem ser tomados de acordo com a prescrição feita pelo seu médico.

Alteração das doses de medicação
Sempre que necessite de intervenção de outras especialidades médicas ou planeie submeter-se a uma cirurgia menor, avise o médico que o assiste na clínica, pois pode ser necessário alterar a dose de heparina (anticoagulante).

Esteja bem informado
Saiba o nome dos medicamentos que toma, a razão pela qual os toma e a dose prescrita.

Medicamentos por via intravenosa
Para além dos medicamentos de toma oral, o seu médico pode receitar-lhe a toma de medicamentos por via intravenosa na clínica (ex: estimuladores da eritropoiese - para combater a anemia, ferro, vitamina D e antibióticos).

Rigor na medicação
Na toma os seus medicamentos tem um grande impacto no seu bem-estar geral.

Horário
Não se esqueça de estipular e cumprir os horários de toma dos medicamentos.

Fornecimento gratuito
Os medicamentos receitados pelos médicos da clínica necessários para o tratamento da insuficiência renal crónica são fornecidos gratuitamente pela clínica.