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Benefícios da Atividade Física

Quais os benefícios para a minha saúde?

Os benefícios da atividade física são evidentes na população geral, mas adquirem ainda maior importância no caso das pessoas que fazem hemodiálise. Sabe-se que a atividade física é benéfica para:

  • Melhorar a pressão arterial;
  • Prevenir e melhorar o controlo dos diabetes;
  • Melhorar os níveis de mau colesterol;
  • Melhorar a aptidão física;
  • Melhorar a saúde mental (menos ansiedade e stress);
  • Prevenir o desequilíbrio e as quedas;
  • Melhorar a composição corporal (menos gordura e mais músculo);
  • Melhorar a eficácia da diálise.

Alguns estudos têm concluído que as pessoas em hemodiálise que fazem exercício vivem mais anos e com uma melhor qualidade de vida.

Como posso aumentar os meus níveis de atividade física?

A organização mundial de saúde recomenda que devemos fazer no mínimo 150 minutos por semana de atividade física moderada. Algumas sugestões para uma vida mais ativa.

  • Use um pedómetro

É uma excelente forma de saber mais sobre a sua atividade física. As ofertas no mercado são imensas e existem modelos acessíveis. Não é sedentário se conseguir mais do que 5000 passos/dia. O ideal é que consiga dar mais do que 7500 passos/dia.

  • Caminhe!

A caminhada é uma excelente forma de começar. É uma atividade aeróbia com poucos riscos associados. Lembre-se: para atingir a recomendação mínima da Organização mundial de Saúde bastarão 30 minutos de caminhada, 5 vezes por semana. A progressão da doença renal crónica tende a diminuir os níveis de atividade física. Não espere! Aconselhe-se junto dos profissionais de saúde.

  • Altere pequenas rotinas… toda a atividade física conta!

Prefira as escadas em vez do elevador.

Evite pequenas deslocações de carro. Questione-se se a distância que vai percorrer pode ser feita de modo ativo (a pé ou de bicicleta).

As tarefas domésticas (ex. aspirar o chão) são uma boa forma de praticar atividade física.

Se gosta de jardinagem aí está uma excelente sugestão para aumentar a sua atividade física. A atividade física não tem que ser uma obrigação. Tente adequear a sua atividade física às suas preferências.

Evite permanecer muito tempo sentado. Se a profissão assim o obriga, faça pausas frequentes para dar alguns passos.

Passeie o seu cão. Os donos dos cães tendem a ser pessoas mais ativas. Adquirir um cão pode ser uma boa forma de fazer um novo amigo e aumentar a atividade física. Se tem alterações de equilíbrio ou quedas frequentes esta pode não ser a melhor estratégia para si.