A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Cuidados com a Pele

Cuidados

A pele é o nosso maior órgão - protege o nosso organismo, ajuda-nos a manter a temperatura correta, e dá-nos a sensação de contacto. Quando nos sentimos confortáveis connosco, "sentimo-nos bem no nosso próprio corpo". Pode ser muito doloroso caso a nossa pele esteja irritada.

Um número surpreendentemente elevado de doentes em diálise crónica sofre com os problemas relacionados com a pele seca e comichão. Estes problemas não são fatais, mas podem ser muito desconfortáveis e angustiantes, e, como resultado, pode afetar a sua qualidade de vida.

Porque é que tenho vontade de coçar a minha pele?

A comichão (ou prurido urémico) é um sintoma que pode ser causado por um efeito colateral da sua doença renal ou tratamento de diálise, embora a causa exata do prurido nos doentes em diálise nem sempre seja clara. As possíveis causas podem ser os elevados níveis da hormona paratireoide (hiperparatiroidismo secundário), ou elevados níveis de fósforo no sangue (hiperfosfatemia).

Além disso, o cálcio libertado dos ossos pode depositar-se nos vasos sanguíneos, articulações e pele, o que pode conduzir à comichão. Outras possíveis causas são a retenção de urocroma e as toxinas urémicas, falta de ferro, e inflamações em geral. Outras possíveis causas são os traumas na pele ou as reações alérgicas, que levam à secreção de histamina.

O que posso fazer?

De forma a reduzir as possíveis causas da comichão, é extremamente importante que monitorize o seu nível de cálcio-fósforo, seguir os conselhos do seu nutricionista para garantir a baixa ingestão de fósforo, e não se esquecer de tomar os aglutinantes de fósforo, conforme prescrito pelo seu médico. Se tiver problemas com a comichão, discuta esse problema com o seu médico.

Lembre-se que o problema pode ter origem na sua doença renal. O seu médico irá tentar ajudá-lo. O médico provavelmente irá verificar os seus níveis de fósforo, e garantir que está a tomar a dose correta dos aglutinantes de fósforo. Também poderá aconselhá-lo a usar cremes e/ou loções adequadas, e sugerir terapias alternativas que o ajudarão a aliviar os sintomas.

Sendo doente em diálise, poderá ficar com a pele seca. Isto pode ser devido a alterações no suor e glândulas oleosas. Aliviar a pele seca pode ajudar a reduzir a comichão. Como frequentemente não existem sinais exteriores visíveis da comichão, os médicos e os enfermeiros podem não saber que sofre deste desconforto. E a equipa NephroCare poderá ajudá-lo a ultrapassar este problema.

Dicas para os cuidados com a pele

Através destas dicas gerais, poderá minimizar o seu desconforto:

  • Evite banhos quentes, geralmente recomenda-se que tome um duche. Mas se gostar de tomar banho, tente adicionar bicarbonato de sódio ou farinha de aveia à água, o que muitas vezes pode proporcionar alívio.
  • Tente usar roupas feitas de algodão e outros tecidos naturais.
  • O uso de perfumes fortes em detergentes, sabonetes e loções pode causar reações alérgicas ou agravar a situação, por isso, tente evitá-los.
  • Uma boa rotina de cuidados, com a limpeza diária e hidratação, também pode ajudar.
  • Acima de tudo, tente não se coçar! Ao fazê-lo poderá piorar a comichão, e pode até mesmo danificar a pele e causar infeção. Mantenha as suas unhas curtas de maneira a evitar arranhões e escoriações.
  • Faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar quedas e traumas cutâneos, evitando assim abrasões, que poderiam agravar a condição.