A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Tempo de maturação

Durante o tempo de maturação, é fundamental prestar especial atenção ao seu local de acesso vascular. Neste período, o acesso pode ser coberto por uma ligadura/penso para o proteger de infeções e para o manter em segurança.

É importante avaliar o acesso em cada tratamento para analisar o seu desenvolvimento e respetivo funcionamento. Após a intervenção cirúrgica, é muito importante seguir as recomendações do seu médico sobre como cuidar do seu membro. Deverá também ajudar a fístula a desenvolver-se, seguindo para tal um programa de exercícios adequados; o seu médico dar-lhe-á indicações sobre quando deverá começar. Ao exercitar o membro do acesso, vai aumentar o fluxo de sangue para o acesso. Isto faz com que amplie e fique preparado para a canulação.

Peça sempre informações à sua equipa de saúde para na eventualidade do seu acesso ainda não estar totalmente amadurecido. Eis alguns exercícios simples que pode realizar, mesmo enquanto vê televisão ou está a ler:

Pegue numa mole de roupa

  • Pegue numa mola de roupa.
  • Faça-a abrir com o seu dedo indicador e polegar, e permitindo que esta feche novamente.
  • Repita este exercício durante 5 minutos, 6 vezes ao dia.

Aperte uma bola macia

  • Segure a bola com a mão do membro do acesso. 
  • Deixe o seu braço cair ao lado do seu corpo. 
  • Aperte a bola, abrindo e fechando a mão repetidamente durante cerca de 5 minutos.

Tocar nas pontas dos dedos

  • Toque com cada dedo "na" ponta do seu polegar, repetindo esta ação durante 5 minutos. Lembre-se de abrir a mão após cada toque.
  • Toque nas extremidade dos dedos repetidamente durante 5 minutos, seis vezes ao dia.

Estes simples exercícios vão ajudar no desenvolvimento do vaso sanguíneo recém-criado, o que permite que ele fique maior e mais forte. Lembre-se de parar os exercícios na eventualidade de sentir o seu braço cansado ou se este tipo de exercício for doloroso para o seu braço.