Portugal

Portugal – a terra das belezas naturais

Vila Costeira, Portugal

Todos os anos, cerca de 17 milhões de turistas visitam Portugal para desfrutar do seu clima quente e das suas belas paisagens. Os destinos mais conhecidos são as cidades históricas de Lisboa e Porto e as praias ensolaradas do Algarve. Mas há muito mais para descobrir neste país, se decidir entrar no espírito dos seus famosos exploradores.

Portugal é o país mais ocidental da Europa, que se estende ao longo da costa atlântica da Península Ibérica e faz fronteira com a Espanha no lado da terra. Portugal ocupa cerca de 16% da Península Ibérica, mais os pequenos arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira. A sua população é de pouco mais de 10 milhões de pessoas, a maioria dos quais vivem ao longo da costa.

Embora não seja grande, Portugal é um país de grande diversidade regional, com altas montanhas e florestas verdes no norte e no centro, contrastando com as planícies secas do sul. Em geral, o clima tende a ser temperado durante todo o ano, com verões longos e quentes, primaveras amenas e outonos e invernos relativamente suaves, embora as temperaturas e condições climáticas sejam marcadas por fortes diferenças locais. Nos Açores, o clima é ameno, enquanto a Madeira subtropical é um pouco mais quente e muito agradável durante todo o ano.

O impulso para explorar

Torre de Belém, Portugal

Portugal é famoso pelos seus exploradores e marinheiros, que estiveram na vanguarda da chamada "idade das descobertas". Como país costeiro, os Portugueses estavam ansiosos para controlar as rotas marítimas e ampliar as suas possibilidades de comércio. O Infante D. Henrique (1394-1460) incentivou os marinheiros portugueses a explorar a costa de África. Foi durante o seu reinado que as ilhas atlânticas da Madeira e dos Açores foram colocados sob controlo Português.

Graças aos seus novos navios, os marinheiros portugueses foram capazes de ir mais longe. Vasco da Gama introduziu novas rotas comerciais que ligavam a Europa à Índia, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil e reclamou-o para Portugal. Fernão de Magalhães foi o primeiro a navegar à volta do mundo, estabelecendo uma rota desde o Oceano Atlântico até ao Oceano Pacífico. Os Portugueses continuaram a campanha, estabelecendo um império marítimo generalizado incluindo o Brasil, partes Oeste e Leste das costas da África, e importantes portos no Oceano Índico e no Extremo Oriente.

Artistas modernos e excelentes jogadores de futebol

História nos azulejos

Hoje em dia, ocupam artistas e atletas o lugar dos marinheiros intrépidos. Joana Vasconcelos, por exemplo, desafia as ideias de feminilidade na sua arte e, em 2012, tornou-se a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes. O escritor José Saramago (1922-2010) recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1998, pelas suas "parábolas sustentadas pela imaginação, compaixão e ironia". Ele é mais conhecido pelo romance "Ensaio sobre a Cegueira". O que torna a obra de Saramago tão especial é a sua tentativa de levar o leitor mais longe, tal como ele escreveu no seu romance "A Caverna": "Algumas pessoas passam a sua vida inteira a ler, mas nunca vão além de ler as palavras, não entendem que as palavras são apenas pedras para pisar, colocadas na corrente rápida de um rio, e a razão que elas estão lá é para que possamos chegar à outra margem, é o outro lado que importa. "

Os Portugueses são grandes fãs do futebol. Existem três jornais diários nacionais, A Bola, O Jogo e Record, são dedicados ao desporto (o que significa cerca de 90% de cobertura ao futebol), por isso não é de estranhar encontrar muitos jogadores de futebol Portugueses entre os mais famosos. Por exemplo, Eusébio ganhou 11 títulos de campeão pelo Benfica nos anos sessenta e setenta, e Luis Figo jogou 127 vezes na "Seleção das Quinas” (a equipa nacional Portuguesa é designada segundo os escudos do seu emblema) e José Mourinho, é o treinador de futebol considerado como um dos melhores treinadores do mundo. Mas é provavelmente Cristiano Ronaldo quem é o mais conhecido de todos. Ganhou uma Bola de Ouro como o melhor jogador de futebol em 2008 e tornou-se o jogador mais caro do mundo ao ser transferido do Manchester United para o Real Madrid.

Paixão e melancolia – Fado e vinho

Porto, Portugal

O Fado é a "alma" da música de Portugal. Caracterizado por músicas tristes acompanhadas por guitarras com sons doces e amargos, pode ser ouvido em todos os lugares, mas o habitat natural é a casa de fados. Algumas das melhores casas de fado situam-se em Alfama, um dos bairros mais antigos da capital de Portugal, Lisboa. Este pitoresco bairro é um labirinto de ruas estreitas que podem se transformar em escadarias, casas antigas, que quase se tocam, e pequenas praças acolhedoras. E enquanto está ouvir os fadistas a cantar os seus contos melancólicos, o que poderia ser melhor do que beber um copo de Vinho do Porto? Este vinho é feito na bela região do Douro, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Uma viagem rio acima revela as vistas encantadoras de vinhas nas encostas montanhosas do Douro. Mas nenhuma visita ficará completa sem parar numa adega de vinho do Porto. O que torna este vinho diferente dos outros é que a fermentação do vinho não está completa, sendo parada numa fase inicial através da adição de uma aguardente neutra. É por isso que Porto é um vinho naturalmente doce (pois o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool) e mais forte que outros vinhos (entre 19 ° e 22º de álcool).

Onde há vinho, há cortiça: Já perguntou de onde vem a cortiça de uma garrafa de vinho ? Na maioria dos casos é oriunda de Portugal, o maior produtor do mundo. A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus suber). Em Portugal, existem mais de 720 mil hectares de florestas de sobreiros, e mais de 20 mil pessoas trabalham na indústria da cortiça.

Madeira, a ilha sempre verde

Madeira, Portugal

Portugal não termina na costa. Há muito mais para descobrir no meio do Oceano Atlântico. A Madeira é uma ilha bonita abençoada com um clima ameno permanente. As temperaturas andam em torno de 25 ºC no verão e apenas quatro ou cinco graus mais baixas no inverno. O mar é sempre acolhedor, fazendo com que a Madeira seja um destino perfeito para férias durante todo o ano.

A ilha da Madeira tem algo para todos: Pode andar de barco para ir ver golfinhos e baleias, apanhar sol em jardins exóticos ou simplesmente apreciar a bela vista sobre um infinito banhado pelas mais belas águas azuis e cristalinas. A atração especial para os turistas na Madeira é caminhar ao longo dos canais de irrigação, as "levadas". Estes canais estreitos formam um sistema de irrigação construído para distribuir água desde as regiões mais húmidas do norte até às regiões mais secas no sul da ilha. As "levadas" datam do século XVI e cobrem uma distância total de 2.500 km. A comida local é rica e variada, e a grande variedade de restaurantes no Funchal, a capital, tem algo a oferecer para todos os gostos.

Funchal é um porto movimentado, mas também uma cidade moderna com igrejas interessantes (a catedral tem mais de 500 anos de idade) e museus. Veja como o escritor Júlio Dinis (1839-1871) descreveu o seu encanto: "O mar de um lado, as montanhas do outro, e entre estas duas grandezas majestosas, a cidade sorri como uma criança adormecida, segura e quente, entre os seus pais."

A NephroCare em Portugal

A Fresenius Medical Care iniciou as suas atividades em Portugal em 1993. Desde então, a evolução tem sido constante e somos atualmente o único operador do tratamento de diálise com cobertura nacional. Se estiver a planear umas férias em Portugal ficaremos muito felizes em recebê-lo nas nossas unidades, quer vá para o sul ou para o norte, ou Madeira.

Tópicos relacionados

Unidades de diálise em Portugal

Informações detalhadas sobre as modalidades oferecidas e os horários das unidades de diálise NephroCare.