A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Como a tecnologia pode enriquecer a vida em qualquer idade

Os avanços tecnológicos mudam rapidamente muitos aspetos da nossa sociedade e do nosso estilo de vida. E para melhor, sem dúvida! Com a internet, podemos estar mais informados e manter o contacto com outras pessoas muito mais facilmente. Nos dias de hoje, um crescente número de pessoas com mais de 65 anos descobre as vantagens de estar online. Saiba como poderá também fazê-lo e o que tem a ganhar com essa opção.

Como é que vê as últimas notícias? Onde é que vai, se precisar de informação sobre as suas férias? O que utiliza para comunicar com a família e os amigos? Como comunica por escrito? Onde é que vai às compras ou ao banco e como entra em contacto com empresas? No passado, a maioria das pessoas responderia a estas perguntas desta forma:

  • Vejo as notícias no jornal ou ligo a televisão a uma certa hora todos os dias.
  • Recebo a informação sobre as minhas férias através da minha agência de viagens ou vou à biblioteca.
  • Uso o telefone fixo para telefonar a familiares e amigos.
  • Escrevo cartas e envio-as se for preciso contactar alguém por escrito.
  • Vou às compras nas lojas da vizinhança, vou ao banco no balcão mais próximo e entro em contacto com empresas ou instituições pelo telefone ou pessoalmente no gabinete mais próximo

Mas atualmente o acesso à internet faz com que todas estas ações sejam completamente diferentes. Hoje em dia, a maioria das pessoas lê as notícias em meios de comunicação digitais a partir dos seus computadores ou telemóveis. Basta aceder à internet para comprar uma viagem e encontrar informação sobre os locais que vai visitar nesse destino. É fácil fazer uma videochamada. Os emails permitem que milhões de comunicações por escrito sejam enviadas instantaneamente, sem precisar de ir aos correios. Pode fazer compras online, utilizar o homebanking (realizar operações bancárias a partir de casa ou de qualquer outro local), e contactar o atendimento ao cliente de várias empresas e serviços. Ou seja, a internet permite-lhe realizar uma série de tarefas quotidianas sem sair de casa. E muitas aplicações, designadas de apps, dão-lhe acesso direto a informação ou a diversas funções no seu smartphone.

Crie ligações

A tecnologia conseguiu tornar a vida dos seniores mais completa, pois permite-lhes um melhor e mais rápido contacto com o resto do mundo, principalmente com aqueles que lhes são mais próximos. Só precisa de uma ligação de banda larga, um computador, um smartphone ou um tablet. Imagine-se a enviar um email a um familiar ou amigo que esteja no outro lado do mundo, e a mensagem a ser recebida apenas alguns segundos depois de clicar em "Enviar". Se tiver netos ou outros familiares a viver noutro país ou a uma distância significativa, as videochamadas são uma ótima forma de entrar em contacto e participar diariamente nas suas vidas. Faz toda a diferença quando as caras estão visíveis e se pode falar em direto! Ao mantê-lo ligado àqueles que mais ama, a internet também acaba por afastar a solidão, que pode ser mais comum à medida que a idade avança. Através da internet, pode também voltar a falar com pessoas do seu passado, como amigos de infância ou um antigo vizinho. Também torna mais fácil organizar encontros ou reuniões, pois permite o contacto com várias pessoas ao mesmo tempo e de forma muito rápida e fácil.

Redes sociais são vários sites na internet onde as pessoas personalizam o seu próprio conteúdo, em vez de ser uma empresa ou instituição a faze-lo (embora muitas empresas e instituições estejam também presentes nas redes sociais). Nas redes sociais, os utilizadores publicam fotografias e vídeos e escrevem mensagens que partilham com todos os que estão na sua rede de contactos. Se os seus amigos e familiares utilizam as redes sociais para partilhar informação sobre o seu quotidiano, sugerimos que abra a sua conta, de forma gratuita, para se juntar a eles.

1, 2, 3 – online!

Gostaria de explorar a internet? Comece por estes três passos fáceis:

1 Escolha o melhor equipamento para si, como um PC, portátil, smartphone ou tablet. Opte por aquele que parece mais acessível para pessoas da sua idade. Deve ter um ecrã com muita luminosidade, ícones grandes e funcionalidades simples de usar. Assegure-se de que o tamanho da letra está bastante acessível para si. Uma câmara integrada é muito prático para videochamadas e normalmente está incluída nas últimas gerações de aparelhos.

2 Ligue-se à internet. Vai precisar de uma ligação à internet estável para navegar na web, pesquisar ou jogar de forma confortável sem interrupções. Ligações de banda larga e velocidade rápida são recomendáveis, especialmente se deseja fazer chamadas de vídeo. Se precisa de fazer uma ligação, pode sempre assinar um pacote num dos operadores existentes. Os seus netos, outros familiares ou vizinhos que utilizem frequentemente a internet e que estejam um pouco mais habituados à tecnologia poderão ajudá-lo, se precisar. Por outro lado, poderá sempre pedir para utilizar a ligação à internet de um amigo ou vizinho. Existe ainda outra opção: ir a um café que tenha acesso gratuito a internet sem fios.

3 Navegue à vontade! Desde que tenha um aparelho compatível e uma ligação à internet, pode começar a explorar a web. Se usar a internet é algo completamente novo para si, poderá tirar um curso numa junta de freguesia, paróquia ou centro sénior. Ou peça ajuda a alguém que lhe é próximo.

Parta para uma nova aventura

A internet tem muito para oferecer e para descobrir. Por um lado, pode consultar o endereço nephrocare.pt para informação útil sobre a doença renal, bem como dicas que o podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Irá também encontrar receitas deliciosas e adequadas à sua saúde, histórias inspiradoras de outros utentes, entre outros temas.

Até lá, boa viagem para os internautas!

www.NephroCare.pt