A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Bons hábitos de alimentares # 5

Obtenha as suas vitaminas

Todos nós precisamos de vitaminas. Não poderíamos viver sem elas, pois são essenciais para o adequado funcionamento do organismo. Uma vez que a maioria delas não podem ser fabricadas em quantidade suficiente pelo próprio organismo, têm de ser obtidas a partir de alimentos ou através de medicamentos. Tal como sucede com o potássio e o fósforo, o consumo destes nutrientes vitais necessitam de especial atenção.

Em que medida é que as necessidades de vitaminas são diferentes?

A diálise é um processo de filtragem. Durante este processo, uma parte das vitaminas também são filtradas. Tendo em conta este fator, a sua necessidade de vitaminas é maior. O seu médico é que determina a sua necessidade individual de vitaminas e quais os medicamentos que precisa de tomar.

Eu consigo obter todos os tipos de vitaminas na farmácia? Posso tomá-los?

Não deve sem antes consultar o seu médico.

Quais são as vitaminas mais importantes para mim?

Todas as vitaminas solúveis em água, como as vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido fólico, niacina, ácido pantoténico, biotina e vitamina C. Enquanto algumas pessoas afirmam que uma quantidade elevada de vitamina C é benéfica para a saúde, os doentes em diálise devem evitar uma grande ingestão de vitamina C. O seu corpo desdobra-a numa substância chamada "oxalato", que pode acumular-se e depositar-se nos ossos e articulações e provocar dor.

Existem vitaminas que devo evitar?

Existem vitaminas que são solúveis em gordura, e, como consequência, tendem a acumular-se no seu corpo. Portanto, estas vitaminas - A, D, E e K - só devem ser suplementadas se o seu médico achar que é necessário. Esta é outra razão pela qual deve evitar comprar suplementos vitamínicos fora das farmácias.

Lembre - se:

  • nem todas as vitaminas devem ser suplementadas
  • ao contrário do que se acredita, muita vitamina C pode ser prejudicial
  • o seu médico determinará as suas necessidades individuais e prescreverá o medicamento certo para si, no caso de ser necessário

Sumário

Para o ajudar a relembrar os bons hábitos alimentares...