A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Bons hábitos alimentares # 2

Controle os seus líquidos e, em vez de sal, comece a usar ervas aromáticas e especiarias.

É muito importante que mantenha a ingestão de líquidos sob controlo, porque os líquidos são retidos pelo seu corpo. A quantidade excessiva de líquidos pode ter efeitos negativos na sua saúde, provocando hipertensão, problemas cardíacos e dificuldade em respirar.

Então, quantos líquidos é que posso beber diariamente?

A quantidade de líquidos que necessita diariamente tem de ser determinada pelo seu nutricionista/dietista. Geralmente isso significa 0,5 litros mais a quantidade equivalente à urina de 24 horas. Lembre-se que o deve considerar líquido, não são apenas bebidas como água, café, chá ou leite, mas também os alimentos que são líquidos à temperatura ambiente, como o iogurte líquido, gelados ou sopas.

Mas o que posso fazer para controlar a minha ingestão de líquidos?

Beber pouca quantidade de líquidos é claramente uma das mudanças mais difíceis na sua alimentação. Uma maneira fácil de controlar a ingestão de líquidos é ter uma garrafa de água pequena para assim vigiar a quantidade de líquidos que ingere ao longo do dia. Quando estiver sentado à mesa, utilize copos mais pequenos.

E o que posso fazer se ficar com sede?

Existem bons e truques para reduzir a sua sede. Um método muito eficaz é bochechar com água morna. Até 4 vezes por dia também pode trincar meia rodela de limão - vai provocar uma sensação refrescante!

Se controlar a sua ingestão de líquidos é um grande problema para si, há outra possibilidade para reduzir a sede, que consiste em mastigar pastilhas elásticas sem açúcar.

Preciso de evitar o sal para evitar ficar com sede?

Sim! Essa é uma parte do problema. O sal liga-se à água e quando o consome, o seu corpo "pede" consequentemente líquidos. O sal acumula-se no seu corpo, levando a graves problemas de saúde como a tensão alta e até mesmo a acidentes vasculares cerebrais. Os substitutos do sal ou sais com baixo teor de sódio também devem ser evitados. A maioria destes substitutos contem uma grande quantidade de potássio – os níveis elevados de potássio também são muito prejudiciais.

Mas a maioria dos alimentos têm um gosto pouco intenso sem sal ...

É verdade, na nossa cultura o sal é um condimento muito utilizado. Mas noutras partes do mundo, o sal não é praticamente utilizado. Nessas culturas, utilizam-se ervas aromáticas e especiarias. E, claro, não há nenhuma razão que nos impeça de o fazer também.

Então, como posso adicionar sabor às minhas refeições?

Começe a substituir o sal por alimentos como o alho, a cebola, o aipo ou um pouco de vinagre e use ervas como o cebolinho, a salsa, o orégão, o tomilho, etc. Isso irá intensificar o sabor e diminuir o risco de problemas de saúde. Evite temperos intensos, tais como a malagueta e a pimenta, uma vez que também aumentam a sensação de sede.

Mais uma sugestão: evite alimentos processados - geralmente contêm mais sal daquele que deve consumir.

Lembre - se

  • mantenha a sua ingestão de líquidos controlada: normalmente cerca de 0,5 litros/dia.
  • o sal liga-se à água, tente manter o seu consumo baixo
  • não utilize substitutos do sal
  • use ervas aromáticas e especiarias para substituir o sal, mas tenha cuidado com as especiarias picantes
  • controle a sede bochechando a boca com água morna

Tópicos relacionados

Potássio

O potássio é um elemento essencial para a nossa alimentação.