A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Bons hábitos alimentares # 1

Certifique-se que vai obter energia suficiente

O nosso corpo necessita de energia para funcionar corretamente. Se não tivermos energia suficiente, ficamos cansados, podemos perder a motivação e a concentração e somos mais suscetíveis a infeções. É óbvio que obtemos toda a energia que precisamos a partir dos alimentos que comemos.

Será que a diálise altera a necessidade de energia do seu corpo?

Realmente altera. A diálise requer uma certa quantidade de energia, e esta quantidade é adicionada à quantidade regular de energia que o seu corpo precisa. O seu nutricionista/dietista, será capaz de lhe dizer a quantidade de energia necessária.

Qual é a melhor fonte de energia para mim?

A major fonte de energia mais importante para o seu corpo devem de ser os hidratos de carbono. A sua principal função, é armazenar energia no seu organismo. Alguns  hidratos de carbono podem ser rapidamente absorvidos, tais como aqueles que se encontram no açúcar. Outros hidratos de carbono mais complexos, levam mais tempo para serem digeridos e, assim, fornecem energia por um período de tempo mais longo. Estes podem ser encontrados nas massas, arroz ou pão.

E a gordura?

Em muitas regiões do mundo, a gordura é associada a uma má fonte de energia. Mas é, na verdade, a mais eficiente. A gordura também tem outras funções importantes: ajuda a construir as células saudáveis e permite a absorção de vitaminas. As melhores fontes de gordura e também as mais saudáveis para o seu coração são os peixes gordos, os produtos lácteos e o azeite. No caso de ter dificuldade em engordar, tente adicionar um pouco de azeite nas suas refeições.

Qual é a importância que as proteínas têm para o meu corpo?

As proteínas também podem ser outra fonte de energia. Por serem partes muito importantes das nossas células, elas são vitais para a nossa nutrição. As proteínas podem ser encontradas nas carnes, peixes, ovos e produtos laticínios.

Sou diabético. Há sugestões específicas para mim?

Por causa da diabetes, a ingestão de hidratos de carbono deve ser rigorosamente controlada, com o objetivo de gerir os seus níveis de glucose no sangue. Todos os alimentos que contêm hidratos de carbono (incluindo pão, cereais, massas, arroz, vegetais, frutas, sumos e muitas sobremesas) aumentam os níveis de glucose no sangue. A sua medicação precisa de ser ajustada de acordo com a quantidade total de hidratos de carbono que come e em função da atividade física.

Muitas vezes, não tenho fome. Existe algo que deva fazer?

A maioria dos doentes em diálise tem o apetite reduzido. Mesmo que não sinta fome, certifique-se que faz três refeições principais por dia e dois lanches entre as refeições.

Existem algumas maneiras simples para estimular o seu apetite. Por exemplo, adicionando um pouco de canela a um prato doce. Tal como a hortelã ou o gengibre, a canela estimula o apetite naturalmente. Um pouco de atividade física também faz bem. Dê um passeio ou faça alguns exercícios fáceis em casa. Isso também ajuda a animá-lo, e se estiver de bom humor o seu apetite também aumenta.

O que posso fazer se estou fora de casa?

Quando estiver a viajar ou sair de casa por várias horas não se esqueça de levar consigo alguns alimentos adequados. Os lanches com elevada quantidade de energia, tais como as sandes, são um ótimo complemento para as suas três refeições diárias.

Lembre - se

  • o seu corpo precisa de energia suficiente para funcionar bem.
  • 3 refeições principais e 2 lanches por dia
  • a atividade física aumenta as suas necessidades de energia
  • se precisar de aumentar de peso, acrescente azeite à sua refeições

Certifique-se que vai obter energia suficiente

Qual é a melhor fonte de energia para mim?

A fonte de energia mais importante para o seu corpo devem de ser os hidratos de carbono. A principal função, é armazenar energia no seu corpo. Alguns dos hidratos de carbono podem ser rapidamente absorvidos, tais como aqueles que podem ser encontrados no açúcar. Outros hidratos de carbono mais complexos, levam mais tempo para serem digeridos e, assim, fornecem energia por um período de tempo mais longo. Eles podem ser encontrados nas massas, arroz ou pão.

Em muitas regiões do mundo, a gordura é associada a uma má fonte de energia. Mas é, na verdade, a mais eficiente. A gordura também tem outras funções importantes: ajuda a construir as células saudáveis e permite a absorção de vitaminas. As melhores fontes de gordura e também saudáveis para o seu coração são os peixes gordos, os produtos lácteos e o azeite. No caso de ter dificuldade em engordar, tente adicionar um pouco de azeite nas suas refeições.

  • o seu corpo precisa de energia suficiente para funcionar bem
  • 3 refeições e 2 lanches por dia
  • a atividade física aumenta as suas necessidades de energia
  • se precisar de aumentar de peso, acrescente azeite à sua alimentação

Tópicos relacionados

Líquidos & sal

Controle os seus líquidos e, em vez de sal, comece a usar ervas aromáticas e especiarias.