A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Nutrição para doentes em hemodiálise

Cinco bons hábitos alimentares

Bons hábitos alimentares # 1: Certifique-se de que vai obter energia suficiente!

Bons hábitos alimentares # 2: Controle os seus líquidos e, em vez de sal, comece a usar ervas aromáticas e especiarias.

Bons hábitos alimentares # 3: Prepare a sua comida de forma correta para diminuir o teor de potássio.

Bons hábitos alimentares # 4: Deve gerir ativamente o seu consumo de fósforo.

Bons hábitos alimentares # 5: Obtenha as suas vitaminas.

As pessoas em programa de hemodiálise devem ter especiais cuidados com a sua alimentação. Mas não têm de pensar que não podem desfrutar de uma boa alimentação. Estas páginas vão provar isso, e vamos dar-lhe inúmeros exemplos e sugestões sobre como comer e sentir-se bem.

É uma equação muito simples: se tiver uma alimentação adequada, sente-se bem. Se sabe o que o seu corpo precisa, sabe o que comer. E se escolher as coisas certas, a vida é ainda melhor.

Vai ver: algumas mudanças no que come vão permitir aproveitar mais a sua vida e torná-la ainda mais fácil com a diálise. Tudo o que tem de fazer é reter os cinco bons hábitos básicos. Estas páginas vão ajudá-lo a descobri-los.

Vai aprender cerca de cinco sugestões nutricionais importantes e exemplos de um bom plano de alimentação. Vai descobrir quais são os nutrientes que os alimentos contêm e o que isso significa para a sua alimentação. Encontrará ainda um conjunto de cartões para imprimir e manter na sua carteira que irá tornar a sua vida mais fácil.

Se é diabético, as sugestões nesta página também são uma boa ajuda para escolher o que deve comer e como deve preparar os seus alimentos. Mas é claro que os conselhos alimentares individuais, indicados pelo seu nutricionista/dietista, serão os mais importantes.

Coma corretamente, facilite a vida. Consegue fazê-lo.

Nota: Consulte sempre o seu nutricionista/dietista relativamente a todas as decisões nutricionais, estas páginas não substituem a consulta de um profissional! Todas as recomendações são baseadas no Guia EBPG sobre nutrição. Fonte: Nephrology Dialysis Transplantation (2007), 22 [suppl. 2]: ii45 – ii87, doi: 10.1093/ndt/gfm020. Autores: Denis Fouque et al.