Trabalho de equipa numa unidade de diálise

O centro de diálise multidisciplinar

O centro de diálise é liderado por um diretor clínico especializado em nefrologia e por um enfermeiro-chefe, que são responsáveis pela gestão da equipa médica e da equipa de enfermagem, respetivamente. Cada turno de tratamento é supervisionado por um médico (exceto no caso de uma Unidade de Isolamento) e por um enfermeiro que é responsável por realizar o tratamento de diálise de 4 a 6 doentes, consoante o nível de assistência exigido pelos regulamentos locais. Os enfermeiros têm a ajuda dos auxiliares, dependendo dos requisitos de cada país. Em função do seu tamanho e localização, o centro de diálise pode contar com pessoal administrativo e de suporte técnico adicional.

O diretor clínico organiza e realiza uma reunião mensal multidisciplinar (Revisão clínica) com o propósito de analisar os resultados globais e melhorar o estado de saúde dos doentes individuais. Essas reuniões melhoram a comunicação e criam um ambiente partilhado na equipa de cuidados do centro de diálise.

Além do tratamento de diálise, a NephroCare fornece também apoio multidisciplinar a todos os doentes em diálise que necessitem do relatório de uma nutricionista ou assistente social.