Trabalhar como enfermeiro

Porquê trabalhar em diálise?

Decidiu trabalhar em diálise ou pretende mudar a sua área profissional

Valorização profissional

Iniciar a sua carreira de enfermagem na área da diálise é uma forma de assegurar que valoriza a sua carreira desde o início. Na maior parte dos países, os enfermeiros de diálise são altamente valorizados e procurados , não só para a área de diálise, mas também para outras áreas de enfermagem. Depois de concluir a sua formação, o enfermeiro de diálise pode trabalhar numa unidade de diálise em praticamente qualquer lugar do mundo.

Competências e características da função

Enquanto enfermeiro de diálise terá a oportunidade de utilizar todas as suas competências de enfermagem e de melhorar consideravelmente as suas capacidades de relacionamento interpessoal. Irá trabalhar num ambiente favorável para desempenhar as suas funções, em que a tecnologia e os instrumentos contribuem para conseguir cumprir melhor o papel crucial na prestação de cuidados aos doentes. 

Nas unidades de diálise, os enfermeiros trabalham em equipas capazes de organizar o seu trabalho de forma independente.

Formação

Na NephroCare, acreditamos na importância da formação contínua. A sua formação começa logo no primeiro dia. No âmbito do nosso programa Fundamental Dialysis Nursing Training (Formação fundamental para enfermeiros de diálise) (acreditado pela EDTNA/ERCA) é-lhe atribuído um mentor, que lhe dará orientação nos primeiros três meses e que continuará disponível para o ajudar após este período. Terá muitas oportunidades de formação prática e cursos teóricos para aumentar os seus conhecimentos. À medida que avança, a sua formação será adaptada às suas necessidades.

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

O trabalho numa unidade de diálise permite-lhe otimizar a organização da sua vida familiar. Trabalhará num sistema de turnos estável, onde terá uma maior flexibilidade horária em comparação com outras área da enfermagem.

Trabalhar em equipa

A maioria dos elementos da equipa de uma unidade de diálise são enfermeiros. Consequentemente, existe uma confiança e suporte mútuos entre os membros da equipa, sempre que necessário. Os enfermeiros de diálise também colaboram com outros profissionais da unidade de diálise tais como, médicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. É efetivamente uma equipa multidisciplinar.

Impacto na vida dos doentes

Durante a prestação de cuidados, os enfermeiros de diálise começam a conhecer os seus doentes e a preocupar-se com eles, criando assim uma relação a longo prazo. Fazem assim parte da vida do doente e podem contribuir muito para o seu bem-estar. Têm também a oportunidade de ver os resultados dos bons cuidados que lhes prestam.

Porquê escolher a NephroCare?

Está atualmente a trabalhar na área da diálise e procura um novo desafio

Formação

Na NephroCare, acreditamos na importância da formação contínua. A sua formação começa no primeiro dia. No âmbito do nosso programa Fundamental Dialysis Nursing Training (Formação fundamental para enfermeiros de diálise) (acreditado pela EDTNA/ERCA) é-lhe atribuído um mentor, que lhe dará orientação nos primeiros três meses e que continuará disponível para o ajudar após este período. Terá muitas oportunidades de formação prática e cursos teóricos para aumentar os seus conhecimentos. À medida que avança, a sua formação será adaptada às suas necessidades.

Qualidade e segurança

Enquanto prestadores de cuidados de diálise com elevada experiência, dispomos de normas e procedimentos muito bem estabelecidos. Logo desde o início terá a oportunidade de trabalhar num ambiente muito bem organizado.

As “NephroCare Standards on Good Dialysis Care” (Normas da NephroCare para cuidados de diálise adequados) e o “Hygiene and Infection Control” (Controlo de higiene e infeções) conjugados com os processos que descrevem como obter as melhores práticas nestes campos, são as nossas principais diretivas de qualidade em enfermagem, que tornam as unidades de diálise mais seguras para os nossos doentes e colaboradores.

Ambiente de trabalho

As clínicas da NephroCare têm um ambiente altamente uniformizado, começando pelos padrões de arquitetura em termos de espaço e organização de uma unidade de diálise. Irá assim beneficiar deste espaço bem organizado e confortável.

A nossa atividade baseia-se em processos padronizados, funções objetivas e numa excelente organização do sistema de turnos e das tarefas. Um ambiente de trabalho onde se sentirá bem-vindo.

Desenvolvimento da carreira

Existem várias formas de desenvolver a sua carreira na NephroCare. Pode especializar-se em gestão de dados e qualidade, higiene, formação e aconselhamento e pode progredir na hierarquia da sua unidade de diálise, bem como na nossa sede. A maior parte das funções de gestão de enfermagem são desempenhadas por enfermeiros selecionados nas nossas clínicas. E, se alguma vez optar por mudar de empregador, o facto de ter trabalhado na NephroCare é uma excelente recomendação profissional.

Envolvimento na comunidade científica

Acreditamos que todos os enfermeiros devem partilhar os seus conhecimentos e participar no progresso científico da sua profissão. Por este motivo, apoiamos a participação de todos os enfermeiros que desempenhem um papel ativo em atividades científicas nas conferências internacionais da EDTNA/ERCA. Se já participou nas conferências, é provável que já tenha visto os nossos posters e assistido às nossas sessões.